Após o racha ocorrido entre o PDT e PT no Estado uma conversa vem ganhando força. Desde meados do ano passado vem se conversando sobre a aliança em torno de Osmar Dias. De um lado o partido do presidente Lula, que entraria com toda a estrutura do Governo Federal. De outro o nome de Osmar, que vem ganhando muita musculatura, principalmente depois da eleição de 2006 onde perdeu para Roberto Requião com uma pequena diferença de votos. Para os dois lados há os pontos positivos e negativos. O PT necessita formar um palanque forte para a candidata a presidente Dilma Rousseff e o PDT necessita da força de Lula.

Volta 2
Mas após o impasse em torno do nome de Gleisi Hoffmann um racha ocorreu. Osmar Dias não abre mão de Gleisi na vice de sua chapa e o PT impõe o nome da esposa do Ministro Paulo Bernardo como candidata ao Senado. O racha foi tão evidente que dirigentes dos dois partidos trocaram farpas via entrevistas e twitter. Mas esta semana surgiu uma luz no fim do túnel.

Volta 3
A cúpula nacional visualizando que a quebra da aliança PDT e PT no Paraná deixaria Dilma  sem um palanque forte no Estado fez acender uma luz amarela em Brasília. Com isso o Presidente Estadual da sigla, Deputado Enio Verri, foi chamado para uma conversa. No papo, em resumo, foi passada a preocupação da Executiva Nacional em um possível enfraquecimento da campanha de Dilma por aqui. O PT nacional sabe que não foi preparado nenhum nome para concorrer ao Iguaçu. Qualquer plano B não seria tão forte como o nome de Osmar. Verri afirmou que vão voltar às conversas com o PDT. E que o distanciamento ocorreu, mas pode, sem seqüelas retomar a qualquer momento.

E antes?
Hilária a citação do Deputado Valdir Rossoni sobre admitir que poderia  assumir a presidência da Assembléia num possível afastamento da atual mesa diretora durante as investigações . Não me faltam experiência e vontade. Mas não faço campanha  Ao saber desta citação um desavisado pode achar que ele assumirá o cargo e tentará resolver os problemas. Ledo engano. Rossoni faz parte da atual mesa diretora, numa eventual saída da mesa ele estaria junto. E mais foi 1° secretário da Casa entre 2001 e 2003 e não consta nenhuma atitude neste sentido. É bom lembrar que neste período a Assembléia sofreu um grande inchaço, esta sendo investigada no chamado esquema gafanhoto e teve volumosas doações a ONGs, compra de ambulâncias entre outras mais. Ao invés de preocupar-se com o futuro talvez o mais correto seria aguardar para tais denúncias, caso cheguem a este período, sejam corretamente averiguadas. Calma Rossoni, que o leão é manso.

Frase da semana
Curitiba não vai parar.

(do Prefeito Luciano Ducci, sobre sua administração a frente do Executivo Municipal)

SOBE
O Coritiba Foot Ball Club venceu o campeonato paranaense. Agora se prepara para tentar voltar a serie A do Brasileirão.

DESCE
O maior caos aéreo da história ocorreu na Europa devido à fumaça de um vulcão em atividade.