temperatura
Franklin de Freitas

Nesta quarta-feira (19), o Paraná vive um dia de transição climática, com as temperaturas variando de maneira significativa em diferentes regiões do estado. Enquanto algumas cidades, como Foz do Iguaçu, experimentam calor intenso com máximas de 33°C, outras, como Palmas, registram a mínima mais baixa do estado, com 11°C.

Embora o outono no Hemisfério Sul comece oficialmente apenas nesta quinta-feira (20), já é possível perceber uma queda nas temperaturas em algumas cidades. A mudança de estação promete trazer mais estabilidade nas condições climáticas, com um aumento nas chuvas e uma queda gradual nas temperaturas ao longo dos próximos dias.

A previsão para os próximos dias, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica uma variação de temperaturas em todo o estado, com calor forte no início e uma queda gradual no fim de semana. Confira a previsão detalhada:

CidadeTemperatura MínimaTemperatura MáximaPrevisão
Curitiba13°C26°CSol com algumas nuvens
Foz do Iguaçu18°C34°CCalor intenso com pancadas de chuva (sábado)
Londrina18°C34°CSol com nuvens e possibilidade de tempestades (sexta-feira)
Ponta Grossa14°C28°CSol e possibilidade de tempestades (domingo)
Cascavel18°C30°CPredomínio de sol com previsão de chuva (domingo)
Guarapuava14°C28°CSol com pancadas de chuva (domingo)
Paranaguá20°C29°CCéu parcialmente nublado com possibilidade de tempestades (sexta-feira)

Com o outono em sua porta, o Paraná se prepara para uma transição climática, com temperaturas mais amenas e maior incidência de chuvas nos próximos dias. A mudança de estação traz consigo um clima mais instável, que exige atenção às previsões para se preparar para as variações que virão.