Projeto Cidade Jr.

Respeito ao meio ambiente é uma questão de inteligência

Estudantes do Arlindo exercitam a educação ambiental e a responsabilidade como forma de ajudar o planeta

Bem Paraná

A educação no país tem sido um motivo de debates entre a sociedade, porque existem vários problemas, muitas pessoas não se preocupam em estudar, já outras não têm condições de ir a uma escola.

Quando falamos de educação, primeiramente, lembramos do futuro, ou seja, nossa vida. Ela está presente em tudo que abrange nossa convivência como: escola, nosso relacionamento com todos, familiares,  estudantes, professores, coordenadores, diretores, etc.

Através do exercício da cidadania, demonstramos nosso lado democrático, nossas opiniões, nossos direitos e deveres. No meio ambiente o nosso contato com a natureza e o respeito a ela são expressos através de nossas atitudes. No comércio interagimos, nos comunicamos, temos de certo modo, uma relação com as pessoas.  E, culturalmente desenvolvemos o conhecimento sobre hábitos no dia-a-dia, o cotidiano, idiomas e seus sotaques, histórias, lendas e o conhecimento do passado para descobrirmos o futuro.

Educação é uma palavra que todo mundo conhece, mas poucos praticam, como respeito, conhecimento, diálogo, sabedoria e muitos outros conhecimentos. Nosso meio ambiente precisa muito do nosso respeito, como não jogar lixo nos rios e ruas. Separar o lixo reciclável do orgânico para jogar nas lixeiras adequadas deve se tornar um hábito de todos os cidadãos.

Hoje as pessoas esquecem que existe um mundo, inclusive deixam o planeta a desejar. Se cada cidadão fizesse sua parte, não jogasse lixo nas ruas, nos rios, nas valetas e nos córregos… o mundo não seria esse lixo que é. As pessoas perderam o respeito pelo mundo, não estão nem aí. Se cada pessoa tirasse o lixo orgânico do lixo que não é lixo, com certeza melhoraria. Mas quando alguém avisa para não jogar lixo na rua, as pessoas se ofendem e alguns ainda falam que o mundo já está um lixo, mais um pouco não fará diferença.

Imagine se cada pessoa pensasse assim, será que não é por isso que o planeta está desse jeito? Se as pessoas tivessem consciência do que fazem, provavelmente seria um mundo diferente. Foi comprovado que os brasileiros reclamam de poluição e da má conservação do meio ambiente, mas 55% admitem que nada fazem para melhorar essa situação.

⚠ Comunicar erro