WhatsApp Image 2025-07-02 at 09.16.05
“Tramoia” reúne 28 artistas e coletivos de diversos estados brasileiros. Foto: Roger Covatti

Esta é a primeira edição do evento, que tem como objetivo oferecer uma plataforma de troca, venda e incentivo à produção contínua de obras impressas

Curitiba recebe neste sábado, dia 5 de julho, a Feira Tramoia, um evento dedicado à valorização das artes impressas e às experimentações no papel, no espaço de eventos da São Francisco 179, no centro da cidade, das 11h às 19h, reunindo 28 artistas e coletivos de diversos estados brasileiros, selecionados entre os 128 inscritos.

Idealizada pelos artistas e designers Alan Amorim e Franco Lins, a Tramoia surge com o objetivo de oferecer uma plataforma de troca, venda e incentivo à produção contínua de obras impressas. Segundo Amorim, a feira busca resgatar o mercado de impressos artesanais. “Nossa ideia é dar ênfase a trabalhos feitos em papel, gravuras, técnicas como serigrafia, xilogravura, gravura em metal, cianotipia e processos digitais impressos com acabamento artesanal”, afirma.

Também, a feira quer estimular mercados menores, com eventos em pequena escala, mas que possam ser realizados diversas vezes ao ano, motivando os artistas a criarem produtos continuamente. “Nos adaptamos a feiras grandiosas, com fluxo de milhares de pessoas. A intenção da Tramoia é realizar encontros mais intimistas, com espaço para troca de experiências entre artistas e público, além de facilitar o contato e a venda com uma abordagem mais despretensiosa”, completa Amorim.

WhatsApp Image 2025-07-02 at 09.16.06

Franco Lins e Alan Amorim priorizam o fazer manual na curadoria. Foto: Roger Covatti

Franco Lins reforça a curadoria, feita de forma criteriosa, buscando obras que priorizem a experimentação na arte impressa. “Selecionamos artistas que já têm uma trajetória na área, com trabalhos contínuos, incluindo gravura, serigrafia, carimbo e outras técnicas. Também buscamos diversificar com obras digitais bem elaboradas e arte que envolva o papel”, comenta.

Franco também destaca que para além das vendas, as feiras são importantes porque viram um ambiente de troca e conhecimento. “Tem um intercâmbio de pessoas e culturas de diferentes fazeres e lugares que acabam formando um movimento coletivo de troca de informações, artes e técnicas”, diz.

Para a artista de Florianópolis, Marceli Mengarda, é difícil imaginar o trabalho das artes gráficas, sem um calendário de feiras para o contato direto com o público. “São eventos muito importantes para ter uma resposta imediata, porque mesmo que as curtidas e comentários em redes sociais sejam legais, nada se compara à reação de alguém que chega na sua mesa, olha os produtos e conversa com você sobre eles”, conta.

Já o artista João Ito, do Estúdio Trinca, conta que as feiras mudaram sua maneira de fazer e experienciar novos processos. “O contato com outros trabalhos, estéticas e linguagens me motivou a sair da zona de conforto e buscar diferentes formas de produzir”, diz. “Esse movimento de troca constante, me ajuda a refinar meu olhar, fortalecer meu repertório e dar mais corpo às minhas criações”, completa.

Confira a lista completa de expositores

Agus Caldas, Ana Matsusaki, Arthur Possoli, Bicha Papão, Big Sur Books, Brustozines, Burocrata Carimbos, Caderno Listrado, Castrenhos, Cassi, Codinome Jonas, Coletivo Pé Vermelho, Edições Biblioteca de Casa, Encrenca Coletiva, Erika Lourenço, Estúdio Trinca, J.P.F.Borges, Laura Vignoli, Lis Ayrosa, Lispon, Magu Bistafa e Calisto Galilei, Marcella Calado, Mateus Bucioli, Múltiplo, Nabru, Niko Nogueira, Pincel Atômico.

WhatsApp Image 2025-07-02 at 09.14.24

Serviço – Feira Tramoia

Data: 05 de julho, sábado

Horário: 11h às 19h

Local: São Francisco 179, R. São Francisco, 179 – Centro

Curitiba – PR, 80020-190

Instagram: @tramoia.impressa