Arte ao Redor

“Maré de Plástico” apresenta obras feitas com resíduos coletados na Ilha do Mel

Marianna Camargo
WhatsApp Image 2025-09-16 at 10.05.24

São 30 trabalhos que questionam a lógica do consumo e os impactos do descarte. Foto: Antonio Labatut

O artista Antônio Labatut, Ant, coleta materiais plásticos nas praias para serem ressignificados através da criatividade e arte

A mostra “Maré de Plástico”, do artista Antônio Labatut, conhecido com Ant, apresenta objetos construídos com resíduos coletados nas praias de Encantadas e Brasília, na Ilha do Mel, no Paraná, no campus da Universidade Federal do Paraná, em Matinhos.

Com curadoria de Giusy de Luca, são 30 trabalhos que questionam a lógica do consumo e os impactos do descarte. “Unir arte e sustentabilidade é fundamental para conscientizar o público sobre os problemas pelos quais o planeta passa com o descarte incorreto e a falta de políticas para reutilização e reciclagem de materiais”, afirma Giusy. “A arte tem o poder de sensibilizar, transformar percepções e provocar reflexos positivos”, completa.

Foi na pandemia de Covid-19, em 2021, quando Antônio Labatut decidiu se mudar para a Ilha do Mel, importante ponto turístico do Paraná. Por lá, o impacto dos resíduos em seu dia a dia, logo tomou sua produção e desde então, tem se dedicado às questões ambientais na sua atuação artística.

Sua rotina inclui caminhadas e mergulhos, onde coleta resíduos plásticos para construir suas obras. Os materiais têm cor e forma variados, como garrafas, brinquedos, tampas de frascos, escovas de dentes e até flores de plástico. Depois de higienizados, percorrem a imaginação do artista até tomarem formas de barcos, máscaras e obras figurativas com a representação humana, por exemplo.

Vale lembrar que segundo dados da Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, na última temporada do verão no estado, foram coletados cerca de 8 toneladas de lixo por dia nas principais praias do litoral do Paraná, o que torna o trabalho do artista ainda mais necessário para conscientização não só dos moradores, mas também dos turistas que deixam para trás a sua marca.

“Faço coletas de lixo nas praias, seleciono o plástico que me interessa e o restante é descartado de maneira correta para a reciclagem”, afirma. “As obras são feitas com cola e parafusos para fixação. Também uso tesoura e serra para cortar esse plástico ou uso o plástico como ele veio da praia, sem manufatura, aproveitando o formato e a textura encontrada”, diz o artista.

As obras podem ser vistas até dia 10 de outubro na Universidade Federal do Paraná, em Matinhos. Foto: Antonio Labatut

Maré de Artes

A mostra faz parte da programação do projeto Maré de Artes, que também está levando lendas caiçaras e palestras de conscientização ambiental para crianças e adolescentes da rede pública de ensino das cidades litorâneas de Pontal do Sul, Ilha do Mel e Matinhos.

Idealizado pela atriz e contadora de histórias Ailén Roberto, o projeto busca envolver a comunidade em ações que promovem a sustentabilidade e o engajamento social. “Quando se trata de litoral, as pessoas estão naturalmente atreladas à ecologia, porque grande parte vive do turismo”, conta. “Poder unir a pauta da conscientização ambiental à arte é maravilhoso, porque conversa muito com a comunidade e eles se identificam com a ação”, completa.

Ao todo, Ailén deve fazer a contação de histórias com seu parceiro de trabalho, o músico e ator Erick Herculano, em 20 apresentações em escolas municipais. Baseadas em lendas locais, as histórias contadas valorizam a cultura caiçara e levam às salas de aula, narrativas lúdicas que conectam as crianças às tradições.

Vale lembrar que um dos pontos altos da exposição artística Maré de Plástico é justamente as 4 obras, com audiodescrição, onde o artista Antonio Labatut criou trabalhos inspirados nas lendas locais, como a Lenda das Encantadas, A Lenda do Brejo que Canta, A Lenda de Itacunhatã e O Caso da Vela, contos passados de geração em geração na cultura popular local.

O projeto Maré de Artes foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura / Ministério da Cultura / Governo Federal.

Serviço:

Exposição Maré de Plástico

Visitação: até 10 de outubro

Horários: 09h às 22h

Local: Rua Jaguariaíva, 512, Matinhos – PR, 83260-000