Os engenheiros da BMW M Motorsport trabalharam intensamente para tornar o seu carro-chefe nas corridas de GT, o BMW M4 GT3, ainda melhor. O resultado deste trabalho é a versão EVO do carro, que foi apresentada recentemente em Nürburgring, na Alemanha. O BMW M4 GT3 EVO estará nas pistas a partir da temporada de 2025 e o mesmo se aplica ao BMW M4 GT4, que também terá uma versão EVO disponível a partir da próxima temporada. A chave para otimizar o BMW M4 GT3 para os engenheiros da BMW M Motorsport foi o intenso diálogo com equipes e pilotos, já que nada melhor do que conversar com quem usa o carro profundamente para melhorá-lo. Desta forma, o foco do BMW M4 GT3 EVO não foi exclusivamente no desempenho, mas também em áreas como dirigibilidade, eficiência e confiabilidade. O desenvolvimento foi realizado, principalmente, pelos pilotos da BMW M, entre eles, o brasileiro Augusto Farfus. Com visual atualizado, assim como o modelo de rua, o M4 GT3 EVO recebeu melhorias aerodinâmicas, na suspensão e freios para ficar ainda mais veloz e confiável nas pistas pelo mundo. Se estivesse à venda nas concessionárias da BMW espalhadas pelo mundo, modelo custaria 578 mil euros (R$ 3,3 milhões na cotação do dia).
Detalhes sobre o pacote EVO do BMW M4 GT3.
Do lado de fora, as mudanças no chassi são perceptíveis no BMW M4 GT3 EVO, que não é mais pintado tradicionalmente, mas é revestido com um revestimento catódico significativamente mais leve. Espelhos aerodinâmicos menores, saídas de ar maiores nos arcos das rodas dianteiras e uma faixa de ajuste alterada da asa traseira proporcionam maior eficiência aerodinâmica.
Novas barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro, discos de freio traseiros maiores e um diferencial muito mais fino e mais fácil de ajustar garantem menos desgaste dos pneus e freios e, portanto, uma dirigibilidade melhor e mais consistente. Os faróis dianteiros e traseiros em design LCI também são novos.
O design “Inception” integra os temas da digitalidade e dimensionalidade em um mosaico ousado e de alto contraste. De múltiplas perspectivas, as icônicas cores M aparecem na mesma sequência em que ocorrem no logotipo M: azul claro à esquerda, azul escuro no meio e vermelho à direita, mas agora em três dimensões extrudadas semelhantes a pixels. Esta abordagem estabelece um layout geral assimétrico para o carro, que também integra uma parte preta fosca não refletiva à frente do motorista para auxiliar seu foco dianteiro. Para o BMW M4 GT3 EVO, nas áreas escuras da pintura, a película foi omitida para permitir que a autêntica construção em fibra de carbono aparecesse e, ao mesmo tempo, economizar peso.
Dados técnicos do BMW M4 GT3 EVO:
Dimensões:
Comprimento | 5.020 mm (incluindo divisor e asa traseira) |
Largura | 2.040 mm |
Altura | 1.310 mm (variável) |
Distância entre eixos | 2.917 mm |
Tamanho da roda | Frente de 12,5 x 18 polegadas; Traseira de 13×18 polegadas |
Dados técnicos :
Motor | P58 3,0l seis cilindros em linha M TwinPower Turbo |
Capacidade | 2,993cm3 |
Saída | até 590 cv |
Transmissão | Caixa de velocidades X-Trac de 6 velocidades |
Freios | Disco de 390 mm e pinças dianteiras de 6 pistões; Disco de 380 mm e pinças traseiras de 4 pistões |
Embreagem | Eletro-hidráulico |
Sucessos anteriores do BMW M4 GT3:
- Título de pilotos e equipes do DTM 2022
- Título da IMSA GTD Sprint Cup 2022
- Vitória geral 24h Spa-Francorchamps 2023
- Títulos IMSA GTD geral e Sprint Cup 2023
- Título do Troféu de Velocidade NLS 2023
- Título GT da Asian Le Mans Series 2023
- Vitória geral 24h Dubai 2023
- Vitória geral nas 8 horas de Indianápolis de 2023
- Vitória geral Kyalami 9 Horas 2023
- 2º lugar 24h Nürburgring 2023
- 2º lugar geral GT World Challenge Europe 2023
- Título de pilotos Campeonato Britânico GT 2023
- Título de pilotos Italian GT Sprint Cup 2023
- Vitória FIA WEC LMGT3 em Imola 2024
- Quatro vitórias em cinco corridas da temporada do GT World Challenge Europe 2024