Autos e Cia #AVIAÇÃO

Embraer Phenom 300: Tudo sobre o light jet mais vendido do mundo

Phenom 300 mantém a Embraer na liderança nas entregas da aviação executiva por onze anos consecutivos

Nilton Saciotti

Pelo 11º ano consecutivo, a série Phenom 300 da Embraer se tornou o jato leve mais vendido do mundo, de acordo com a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). A Embraer entregou 59 jatos da série Phenom 300 em 2022 para alcançar essa marca e, até o momento, acumula mais de 700 aeronaves entregues.

A série Phenom 300 está em operação em 36 países e soma quase um milhão e oitocentas mil horas de voo.

Em termos de desempenho, o novo Phenom 300E é ainda mais rápido, capaz de atingir Mach 0,80, tornando-se o jato mais rápido em produção certificado para operação com um único piloto, capaz de atingir a velocidade de cruzeiro de 464 nós e alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas NBAA IFR.

Outros avanços tecnológicos incluem uma aviônica atualizada com sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS) – a primeira tecnologia desse tipo a ser desenvolvida e certificada na aviação executiva – bem como proteção preventiva contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, e FAA Datacom, entre outros.

Como destaques do Phenom 300, podemos apontar os equipamentos aviônicos de última geração (baseados no sistema Garmin G3000), seus bancos de couro reclináveis com encosto de cabeça e apoio para braços (quatro deles em modalidade club seating), o lavatório fechado na parte traseira, a altura de cabine com 1,5 m e o amplo compartimento de bagagens com mais de 2 m³. 

O espaço da cabine é generoso e o interior revolucionário, com um amplo compartimento de bagagens e aprimoramento para redução de ruído. Além disso, é a aeronave bimotor de maior alcance em produção, atingindo velocidade de até Mach 0,80. 

Se o assunto for performance ou durabilidade, podemos apontar os potentes motores Pratt & Whitney Canada PW535E. Já a projeção de sua vida estrutural é de 28 mil ciclos de voo ou de 35 mil horas. Em resumo, o Phenom 300 combina conforto, performance e tecnologia inigualável, sendo inteligentemente projetado para se tornar a sua segunda casa.

Desenvolvimento

A criação deste light jet tem relação com o sucesso que o Embraer Phenom 100 fez previamente. A ideia da companhia era contemplar os clientes que mais gostavam dessa aeronave, planejada para quatro passageiros, mas que também queriam aproveitar a experiência com uma versão parecida, mas com mais assentos.

Seu desenvolvimento começou ainda em 2005, embora o primeiro voo tenha ocorrido em 2008 e a comercialização em dezembro de 2009, quando a primeira unidade foi entregue na sede da Embraer no interior de São Paulo, mais especificamente em São José dos Campos

Em janeiro de 2020, o Phenom 300 ganhou uma nova versão, com mais velocidade e um novo motor. Sua cabine tornou-se mais silenciosa e espaçosa, com uma nova opção premium de interior. Nesta edição, estão disponíveis os mais recentes desenvolvimentos da Embraer, como detalhes em fibra de carbono e um estilo de acabamento exclusivo. 

Também houve aprimoramentos tecnológicos como um upgrade de aviônicos, conectividade 4G (via Gogo Avance L5 com cobertura para os Estados Unidos) e conectividade via satélite para as demais regiões do mundo. Este modelo repaginado conta, ainda, com uma configuração personalizada para emergências médicas. 

Ficha técnica do Phenom 300

Velocidade de cruzeiro: 859 km/h

Velocidade máxima de operação: Mach 0,80

Distância de decolagem: 978 metros

Motores: Pratt & Whitney PW535E

Capacidade máxima de carga: 1.196 kg

Altitude máxima de operação: 45.000 pés (13.716 metros)

Alcance: 3.723 km

Equipe de bordo: um ou dois pilotos

Passageiros: 9 (Caso a operação seja feita com um piloto e o assento do co-piloto esteja vago, pode subir para 10)

Volume de bagagem: 2,4 m³

Altura da cabine: 1,50 m

O preço do Phenom 300E é 11,7 milhões de dólares ou aproximadamente 60 milhões de reais