
O Sandero, que é negociado na Europa sob a marca romena Dacia (que faz parte do Grupo Renault), é o líder de emplacamentos no ano.
As vendas de veículos na Europa somaram 907 mil unidades em janeiro. Resultado que representa alta de 11% sobre os licenciamentos registrados em janeiro do ano passado. Os dados são da Jato Daynamics. O Dacia Sandero teve vendas fortes principalmente na França e na Itália. Ao todo, foram licenciadas 20,8 mil unidades do hatch compacto na Europa, uma alta de 18% sobre os registros observados em janeiro de 2022.
A lista dos mais vendidos na Europa também não tem nenhum híbrido ou elétrico. Volkswagen T-Roc (17,7 mil), Toyota Yaris (16 mil), Toyota Yaris Cross (15,8 mil) e Renault Clio (14,1 mil) fecham a lista dos cinco modelos mais emplacados na região.
No ranking das marcas, a Volks foi predominante entre os licenciamentos realizados em janeiro, com 99,7 mil unidades comercializadas. Toyota (71,7 mil) e Skoda (50,8 mil) aparecem na sequência.
Por categoria, os SUVs corresponderam a 465 mil unidades do número total de licenciamentos feitos em janeiro, ou 51,3% de participação no mix de vendas. É a primeira vez que utilitários esportivos representam mais da metade de todos os registros de carros novos na Europa.
As vendas de carros elétricos a bateria (BEVs) cresceram 14% em janeiro, com 92,7 mil unidades. O Tesla Model Y foi o EV mais vendido de janeiro, com 7 mil unidades vendidas, seguido pelo Dacia Spring (4,2 mil) e Volkswagen ID 4 (3,8 mil).