O ano de 2022 foi dominado pela Kombi elétrica. O modelo, que já circula em testes de engenharia pelo Brasil, mas sem data para sua chegada, iniciou sua pré-venda na Europa em maio do ano passado. Até dezembro, os pedidos para o ID. Buzz somavam 26.600 unidades – e 10 mil unidades estão a caminho das concessionárias, principalmente na Noruega e Alemanha.

A Kombi elétrica será o terceiro carro elétrico que a Volkswagen apresenta no Brasil. Os primeiros foram o hatch ID.3 e o SUV ID.4. Ambos já foram revelados, mas ainda não têm uma data precisa de lançamento. A expectativa é que o ID.4 seja o primeiro, com a estreia prevista para ainda este ano.

O ID.3 ainda está em estudo, já que seu preço pode não ser competitivo no mercado brasileiro. E o ID.Buzz não tem nenhuma informação de lançamento confirmada pela Volkswagen, mas só o fato de ser apresentado no Rock in Rio, já sinaliza que a marca tem planos para a van elétrica no país.

Fabricado sob a plataforma MEB, a mesma dos demais modelos eletrificados, o ID Buzz mede 4,71m de comprimento e com 2,98m de entre-eixos, 1,98m de largura e 1,93m de altura. Apesar das proporções bem parecidas com a da antiga Kombi, o ID Buzz não terá nove lugares mas sim seis assentos para se enquadrar na categoria minivan. Também terá uma versão furgão denominada Pro para pequenas entregas urbanas com apenas os bancos dianteiros e traseira livre.

O motor elétrico tem 204cv de potência e 31,6 kgfm de torque com baterias de 83kw, suficiente para rodar até 423km sem reabastecer. O sistema de carga permite conectá-la a um carregador de até 170kw (hoje só existem carregadores de até 150kw no país instalados pela Porsche e Volvo inclusive em estradas) permitindo 80% da carga em 30 minutos. Em um wallbox residencial (11kW) o tempo de carga fica em torno de 7 horas.

Na Europa o ID Buzz tem duas configurações na versão passageiros: cinco (2+3) ou seis (3+3) passageiros sendo que a Volkswagen promete ainda uma versão alongada para 7 passageiros. Entre as tecnologias disponíveis estão sistema de controle de Cruzeiro adaptativo, luzes em LED matricial e a modularidade dos bancos permitindo diversas configurações. Com preço em torno de R$ 300 mil em conversão direta, a Kombi elétrica deverá custar algo próximo dos R$ 400 mil quando chegar ao Brasil.