Tendências que transformarão o setor automotivo

Sete fatores que já estão mudando o mercado automotivo

Nilton Saciotti

Eder Polizei

Bob Lutz, executivo suíço do setor automotivo, cita em seu Livro “Guts”, de 2003, que o consumidor deve ser visto pelo retrovisor do carro. Em outras palavras, as montadoras de veículos deveriam sempre estar à frente das necessidades dos clientes. Frase semelhante foi cunhada na década de 50 pelo principal pensador da área da administração, Peter Druker: “o objetivo do marketing não é mais de satisfazer o consumidor, mas antecipar necessidades e desejos do mercado”. Estas afirmações faziam bastante sentido em mercados mais estáveis e relativamente previsíveis.

Hoje, soam impossíveis! Vivemos negócios disruptivos, organizações exponenciais em meio a concorrentes assimétricos. Primeiro é lançado o produto ou serviço e depois vai se ajustando a oferta à medida que o mercado e o consumidor vão interagindo com a marca. Como diria Reid Hoffman, fundador do LinkedIn: “Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, é porque demorou demais para lançar”. Chegar antes é crucial!

É seguindo este caminho que o mercado automotivo trará mais avanços e mudanças radicais nos próximos 10 anos do que as apresentadas nos últimos 100. Essas mudanças serão alicerçadas em 7 forças disruptivas: carro conectado, compartilhado, elétrico, autônomo, amigos do meio ambiente, inteligentes e vendas on-line.

Toda essa evolução vem sendo orquestrada com a cadeia automotiva, pois não será efetiva se não incluir fabricantes de autopeças, oficinas, concessionários, locadoras, entre outros. É algo que deve movimentar todo o mercado nos próximos anos, beneficiando aqueles que saírem na frente.