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O Tracker e a Montana dão mais um passo em prol da eficiência energética. O SUV e a caminhonete da Chevrolet estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões.

Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.

Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2T Flex vai de 133 cv para 141 cavalos – sempre com transmissão automática.

Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica 1,4s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.

O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão.

Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.

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Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:

Motor 1.0T
 PotênciaTorque
DeParaVariaçãoDeParaVariação
Gasolina116 cv117 cv1,2%16,3 kgfm18,3 kgfm12,3%
Etanol116 cv121 cv4,7%16,8 kgfm18,9 kgfm12,5%
Motor 1.2T
 PotênciaTorque
DeParaVariaçãoDeParaVariação
Gasolina132 cv139 cv5,1%19,4 kgfm22,4 kgfm15,4%
Etanol133 cv141 cv6,3%21,4 kgfm22,9 kgfm7%
Tracker e Montana DSC03019

A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:

Tracker – 0 a 100 km/h
GasolinaDeParaVariação
1.0T11,8 s10,9 s7,6%
1.2T11,1 s9,7 s12,6%
Tracker – consumo com gasolina
 Urbano (km/l)Rodoviário (km/l)
 DeParaVariaçãoDeParaVariação
1.0T11,211,63,6%13,613,71%
1.2T10,411,27,7%13,214,16,9%
Tracker – consumo com etanol
 Urbano (km/l)Rodoviário (km/l)
 DeParaVariaçãoDeParaVariação
1.0T7,882,6%9,69,82,1%
1.2T7,27,77%9,2109%

A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:

Montana – 0 a 100 km/h
GasolinaDeParaVariação
1.2T MT11,7 s10,9 s7%
1.2T AT10,1 s9,5 s6%
Tracker e Montana 02_b
Montana – consumo com gasolina
 Urbano (km/l)Rodoviário (km/l)
 DeParaVariaçãoDeParaVariação
1.2T MT1212,32,5%13,613,70,8%
1.2T AT11,111-0,8%13,313,51,5%
Montana – consumo com etanol
 Urbano (km/l)Rodoviário (km/l)
 DeParaVariaçãoDeParaVariação
1.2T MT8,38,41,2%9,69,71,1%
1.2T AT7,77,5-2,5%9,39,74,3%

Atualização constante

As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.

A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua.

Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).

A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.  

De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.