Fotos – Stuttgart/Chichester

O Vision 357 Speedster é baseado na tecnologia do Porsche 718 GT4 e-performance. Assim, os motores elétricos e a tecnologia da bateria vêm do Mission R e o chassi do 718 GT4 Clubsport. Após sua estreia mundial em Goodwood, o carro-conceito será exibido na edição 2023 do evento Rennsport Reunion nos EUA, no final de setembro.

Design exterior: pára-brisas dianteiro encurtado e cobertura unilateral
O carro-conceito tem o para-brisa curto e atarracado típico de um speedster, dando ainda mais ênfase à carroceria monolítica do carro. Abrangendo o lado direito do carro está uma capota unilateral comum em carros esportivos conversíveis. O encosto de cabeça do motorista parece suspenso no ar devido ao elemento de proteção em caso de capotamento em carbono posicionado logo atrás dele.

O conceito bicolor com dois tons de cinza (Marble Grey e Grivelo Grey Metallic) é inspirado em precursores históricos do automobilismo, como por exemplo os para-lamas dianteiros usados para proteção contra pedras e as asas dianteiras, que apresentam a cor mais escura. As rodas dianteiras também são pintadas em Grivelo Grey Metallic. Isso é complementado por contrastes em Miami Blue, por exemplo, nos mecanismos de liberação rápida no capô dianteiro.

O logotipo do aniversário com o grande “75” e os dois anos “1948” e “2023” recebem as cores Grivelo Grey Metallic e Miami Blue. As câmeras substituem os espelhos externos. Como nos antecessores clássicos, eles não estão posicionados nas portas, mas mais à frente nos para-lamas. No 357 conversível, eles apresentam uma nova forma otimizada aerodinamicamente, assemelhando-se com asas.

Outros detalhes do design externo são familiares ao seu carro-conceito irmão: a indicação da luz de quatro pontos na frente apresenta um design redondo evocativo do Porsche 356. As luzes traseiras ficam atrás de uma matriz padronizada de pontos fresados na própria carroceria. Outro aceno para a primeira linha de modelos da Porsche é o padrão da grade vertical na parte traseira. A terceira luz de freio está integrada no design da grade.

A largura confere um design imponente e aumenta a estabilidade de direção. As rodas de 20 polegadas são feitas de magnésio e são equipadas com calotas de fibra de carbono e travas centrais. Visualmente, eles também lembram uma lendária roda Porsche: o 356 A e o 356 B com freios a tambor tinham aros com um círculo de parafuso notavelmente grande de 205 milímetros.

Design Interior: Cockpit purista, reduzido ao essencial
O interior é reduzido ao essencial e totalmente adaptado ao condutor. A posição rebaixada do banco é essencialmente esportiva. A concha do assento em carbono está integrada no monocoque. O banco é revestido em Racetex e adota o cinto de segurança de seis pontos na cor Miami Blue. O painel de instrumentos fica no topo da coluna de direção como uma superfície transparente. O volante de corrida exemplifica leveza, enquanto o amortecedor de impacto parece suspenso. Os controles individuais, por sua vez, revisitam a cor de destaque Miami Blue do exterior.

O painel tem acabamento em fibra de carbono. Como alternativa a um porta-luvas convencional, as alças Miami Blue na parte superior direita podem ser usadas para prender acessórios. As tiras de tecido simples substituem as maçanetas convencionais, economizando peso.

Porsche Vision 357 Speedster e Porsche Vision 357