ABCPCC ameaça penalidades pesadas para inseminação artificial

Leopoldo Scremin

Divugação Breeder's Cup

Existe uma regra que todos os criadores e turfistas em geral sabem: é extremamente proibida a inseminação artificial de animais da raça Puro Sangue Inglês de corrida. E o Stud Book Internacional, responsável pela legitimação da atividade no mundo fez uma denúncia a Associação Brasileira de Criadores e Proprietários de Cavalo de Corrida – ABCPCC, responsável pelo Stud Book Brasileiro. 

Em comunicado, o presidente da Associação, Antonio Landim Meirelles Quintella deixou claro para todos os criadores do Brasil que, para não prejudicar o rebanho de PSIs brasileiros, quem for pego praticando tais atos delituosos e irrensponsáveis para com a criação nacional sofrerá penas pesadas. São elas: 

– Cassação do registro de criador;

– Eliminação de todo o plantel do haras, com baixa no Stud Book Brasileiro;

– Eliminação do reprodutor, com baixa no Stud Book Brasileiro;

– Eliminação de todos os produtos do reprodutor eliminado da data do flagrante em diante; 

– Denúncia dos responsáveis pelo ato delituoso para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, assim como para as autoridades policiais, além do pedido de cassação do CRMV do veterinário responsável pelo reprodutor.

O Presidente Quintella pede no comunicado que todos os criadores reflitam bastante a respeito do assunto e tomem consciência da situação, sendo que a medida é para defender a criação nacional, que vem brilhando fora do Brasil sem a necessidade desta prática proíbida. Também deixa claro que todos que forem pegos serão punidos, do maior criador ao mais modesto. 

O turfe não passa por momento dos melhores, mas muitas pessoas trabalham duro para mantê-lo vivo. Trabalhar contra isso praticando a inseminação artificial é um desserviço gigantesco e digno de total repúdio. Esperamos que estas denúncias do Stud Book Internacional não se comprovem e não tenhamos que noticiar a eliminação de um ou mais haras da criação nacional. 

Imagem: Site da ABCPCC.