Conheça os inscritos do Leilão de Potros Paranaenses (parte 1)

Leopoldo Scremin

Site JCPR por Erick Cunha

Devido ao grande protagonismo que o Jockey Club do Paraná voltou a ter no turfe brasileiro, a Pro Turfe, com apoio da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná e do próprio Jockey, decidiu realizar um leilão que privilegiasse a criação paranaense. 

E não era para menos, uma vez que diversos animais criados no Paraná vêm alcançando resultados de expressão ímpar no Brasil e no exterior. O Leilão de Potros Paranaenses acontece no dia 11 de abril, a partir das 12h30, realizado no Hiódromo do Tarumã e com transmissão online para todo o Brasil. Seus pré-lances já estão abertos através do site www.horsesales.com.br.  

Então decidimos apresentar por aqui os 22 potros mais os dois lotes extras. Para não ficar maçante, faremos a apresentação em três partes. Uma hoje (1° de abril), a outra amanhã (02 de abril) e a terceira na quarta-feira (03).

Ladauphine – Lote 01 – Haras Springfield: 

O Hars Springfield vem passando por excelente fase dentro das pistas. Foram diversos vencedores nesta temporada, tanto no Tarumã quanto na Gávea. Para se ter uma ideia, na última semana venceu duas provas no Jockey Club do Paraná, fazendo a dobradinha em um páreo de 1.400 metros direcionado à geração 2016. 

E o primeiro lote do leilão é deles. Ladauphine é uma filha de É do Sul e Katharina Glory (Minstrel Glory). O pai está sendo uma grata revelação, mesmo não cobrindo muitas éguas, resultando em vencedores de prova de grupo (tanto machos quanto éguas). 

Já a mãe foi uma verdadeira craque. Invicta em cinco saídas entre cancha reta e hipódromos oficiais, venceu o GP Nilton Carlesso em Alegrete e o GP Proclamação da República (G1) em Cidade Jardim. Em sua linha materna baixa ainda aparece a craque Noka Porã. 

Limit Speed – Lote 02 – Haras Palmerini: 

Falar da qualidade da criação do Haras Palmerini é “chover no molhado”. Os principais nomes do turfe paranaense são de criação deles. Em uma lembrança rápida temos em campanha Hassenah, Just Speaker, Heidrun, Keep Down e King Three, todos clássicos.

Ainda tivemos na tarde de sábado a primeira apresentação de Kindness, que venceu uma das eliminatórias do GP Paraná de Cancha Reta. Enfim, ampla garatia de sucesso. 

E o primeiro lote é exatamente um irmão materno do ganhador da prova de velocidade do GP Bento Gonçalves 2018, Heidrun. Também é irmão materno de Just Speaker, vencedor da Pegasus Brasil 2018. Desta vez, a cruza foi com Impression, pai do craque Glória de Campeão (Dubai World Cup – G1 Internacional). 

Quer mais, a avó materna deste potro é simplesmente mãe dos clássicos e hoje reprodutores Dubai Dust e First American. Lote espetacular. 

Jessie Speed – Lote 03 – Haras Santa Rita da Serra: 

Um dos principais centros criatórios do Brasil, o Haras Santa Rita da Serra coleciona provas clássicas em seu currículo. Sempre criando craques, ultimamente vem apresentando animais que se dão bem na areia e na grama. Recentemente ganhou o GP Brasil com seu crioulo Barolo. 

Aqui apresenta um filho do ótimo Kodiak Kowboy, que é uma das sensações desta temporada. E este cruzamento com Nina Preta (New Colony) chama a atenção pela versatilidade, uma vez que ela venceu o GP Derby Club (G3) para cima dos machos, na prova de maior distância do calendário clássico brasileiro (3.500 metros). 

Mexedor – Lote 04 – Haras Valente:

Um dos haras mais tradicionais do Paraná não poderia ficar de fora deste leilão. E o criador dos Tríplice Coroados em Cidade Jardim Roxinho e Fixador, além do vencedor do GP Brasil Thignon Boy apresenta alguns ótimos produtos. 

O primeiro deles é um filho de Phone Time e Out Of Touch (Arch). Seu pai surge como grande aposta do Haras Anderson para a reprodução, uma vez que descende de Gilded Time. A mãe, importada dos Estados Unidos venceu três na Gávea e produziu filhos vencedores, inclusive Flower Touch, que possui colocação em Prova Especial. 

Mr Master Court – Lote 05 – Haras Cima:

O Haras Cima vem a cada ano investindo mais na criação. Sempre com excelentes resultados, protagoniza desde provas de velocidade até as mais longas. Desta vez apostou em um irmão paterno do Tríplice Coroado American Pharoah, Courtier, que tem tudo para estourar no Brasil. 

Este produto mistura uma linha incrível, que em uma ponta tem Pioneerof of Nile e na outra Gilded Time. Sua avó materna, Oriental Music ainda trás o sangue de Ghadeer, sendo mãe do craque Uai Sô, líder de sua geração no Cristal, com vitórias em Grupo 3, Listed e segundo no GP Bento Gonçalves, quando o mesmo era classificado como Grupo 1. 

Mexico – Lote 06 – Haras Valente: 

Mais um produto do grande Haras Valente. desta vez um filho de Crafty CT, pai do tríplice coroado Fixador e recentemente desaparecido. Uma ótima oportunidade de conseguir um dos últimos filhos deste excelente reprodutor.

Sua mãe também é espetacular, uma vez que produziu os clássicos Asddrubal, vencedor de Grupo 3 e Energia Hupp, esta uma égua que além de vencer Grupo 2, também conta com dois terceiros no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1) e na GP Diana (G1). 

Aliado – Lote 07 – Newton Birskis:

O sétimo lote é uma criação de Newton Birskis, proprietário do Haras Tabatinga. Seus potros sempre são muito bem criados e com pedigrees de primeira categoria. Neste caso não é diferente. 

Um produto de Crafty CT em mãe com linha baixa da Fazenda Mondesir (Sol de Gap, por Lord Marcos), onde encontramos a craque Oriental Flower (Grupo 2 e diversos segundos lugares em Grupo 1) e o não menos craque L’amico Steve (GP Brasil – G1).

Mexilhão – Lote 08 – Haras Valente: 

Fechando estes oito primeiros lotes que estamos apresentando, mais um potro do Haras que criou Roxinho, Fixador e Thignon Boy. Um filho de Phone Time (Grupo 1 na Argentina) em uma égua norte-americana. 

Starlove, mãe de Mexilhão, trás em seu pedigree a linha de Indian Charlie. Sua linha baixa materna ainda produziu vencedores de provas de Grupo 2 e 3 nos Estados Unidos. Um cruzamento bem interessante e de qualidade.