Dono de Maximum Security oferece desafio de US 20 milhões aos beneficiados com sua desclassificação

Leopoldo Scremin

Site Cavallus

Voltamos ao “turfe raiz”! Depois de ver seu animal ser desclassificado em uma das decisões mais marcantes da história do turfe amaericano, Gary West, proprietário de Maximum Security ofereceu um desafio de U$ 5 milhões a cada um de seus quatro adversários que se beneficiaram de sua desclassificação no Kentucky Derby.

Se Country House, War of Will, Long Range Toddy ou Bodexpress chegarem à frente de seu cavalo em qualquer prova até o fim do ano, West prometeu pagar a quantia ao proprietário de cada animal. 

Para isso ele tem apenas uma exigênica: que o dono do animal também aposte os U$ 5 milhões. Segundo a ESPN Americana, o dono de Maximum Security não quer ficar com os U$ 5 milhões de cada adversário caso ganhe, que totalizariam U$ 20 milhões caso todos aceitassem a aposta. 

O dinheiro seria revertido em doação integral para o “Permanently Disabled Jockeys Fund”, que indeniza e paga tratamento aos jockeys que atuaram nos Estados Unidos e por algum acidente deixaram as pistas. West também disse que mesmo que ninguém aceite a aposta ele fará uma doação ao fundo. 

West também ofereceu outra alternativa aos proprietários dos animais citados acima. Caso não queiram apostar os U$ 5 milhões, podem apostar “apenas” U$ 1,89 milhões, no sistema “um na frete do outro”. O valor corresponde ao prêmio do Kentucky Derby.

Dentro da pista Maximum Security venceu o Derby, no entanto, em decisão inédita ele foi desclassificado para a 17° colocação por prejuízos na entrada da reta (vídeo). Country House, que terminou em segundo lugar, foi declarado vencedor, War of Will foi do oitavo lugar para o sétimo, Bodexpress do 14º ao 13º e Long Range Toddy do 17º ao 16º.

West e sua esposa, Mary, entraram com uma ação contra a Comissão de Corrida de Kentucky, que desclassificaram seu animal. O casal decidiu por não inscrever Maximum Security no Preakness. War of Will e Bodexpress estão no campo da prova.

*Com informações da espn.com/racehorse.

*Vídeo comentando a desclassificação por CBS Sports.