Em reta espetacular, deu Kris Five no GP Presidente da República

Leopoldo Scremin

Site JCSP por Porfirio Menezes

Depois de vencer em 2017 o GP Presidente da República, versão carioca, há pouco foi a vez de Kris Five colocar seu nome entre os dos melhores milheiros do turfe brasileiro ao vencer a versão paulista da prova. 

Contando com direção principesca de Jorge Ricardo, o castanho do Stud Mendonça venceu nos últimos metros Journal du Doir, que fez brilhante carreira. A chegada foi emocionante e até os cinquenta metros finais ninguém sabia quem sairia com a vitória.

Quem comandou o trem de carreira na primeira parte do percurso foi o tordilho Downs do Jaguarete, seguido de perto por Neviski. Três corpos atrás iam Journal du Soir, Lawcourt, Gargalo e Tupã Ceretã. 

O páreo continuou nesta ordem até a segunda metade da grande curva, quando o pelotão começou a se aproximar, dando mostras que a reta seria emocionante. 

Na reta final, três animais vieram dar caça ao ponteiro, Gargalo por dentro, Neviski pelo meio e Journal du Soir pelo lado de fora. No entanto, os dois primeiros começaram a ficar para trás, deixando a briga somente entre Downs do Jaguarete e Journal du Soir. 

Mas eis que pelo lado de fora surge Kris Five nos 250 metros finais. Pelo ritmo que vinha, parecia que iria passar fácil pelo ponteiro, porém, em ótima direção de Vagner Leal, o defensor da Coudelaria Fantastic reacionou e endureceu para o defensor das cores do Stud Mendonça. 

No final, Kris Five ainda conseguiu livrar paleta para Journal du Soir, com Lawcourt em terceiro. Downs do Jaguarete e Grand Cru completaram o placar. 

Filho de Christine’s Outlaw e Kate-Five (Astor Place), Kris Five é de criação do Haras Cruz de Pedra. Foi apresentado em excelente forma por Estanislau Petrochinski e assinalou 1’33″781 para os 1.600 metros na pista de grama macia.