Maroñas: Drosselmeyer dá show em handicap

Leopoldo Scremin

Site "maronas.com.uy"

Já comentamos aqui a respeito da qualidade do reprodutor Drosselmeyer, que há menos de um mês venceu com seus filhos Filo di Arianna e Jolie Olímpica dois grandes prêmios da geração 2016 na Gávea, tornando-os líderes de sua geração.  

Neste domingo no Hipódromo de Maroñas, no Uruguai, foi a vez de dois crioulos do Haras Fronteira mostrarem o potencial deste reprodutor no Handicap Especial Henrique Guillemette, corrido em 2.200 metros na pista de grama. 

Contando com alguns participantes do GP Jose Pedro Ramirez 2019, o brasileiro Cerro Largo venceu uma bela carreira, que teve reta final disputadíssima e outras nuances muito interessantes. Dicidio, outro filho de Drosselmeyer, chegou em terceiro na mesma prova. 

Por grande parte do percurso quem ponteou a prova foi Olympic Iran, de criação do Haras Regina. Ligeiro, ele se manteve na primeira colocação desde a primeira passagem pelo disco até a entrada da reta final. 

E ali o jóquei Waldemar Maciel mostrou muito talento, uma vez que desde os primeiros metros fez o percurso pelo lado interno da pista. Na reta final, ao invés de buscar o lado de fora, esperou uma brecha abrir na baliza 1 para trazer seu pilotado. 

A disputa contra Mundanal foi ferrenha e por muitas vezes a impressão é que o brasileiro iria perder. Contudo, mostrando muita raça ele volta pelo lado de dentro e venceu brilhante carreira. Dicidio atropelou e ficou com o terceiro posto. 

Nesta prova tivemos mais quatro brasileiros. Reality Bites, “derby winner” em Cidade Jardim chegou em sexto, Funcho em sétimo, Olympic Iran (citado acima) em nono e Once Negro em décimo. 

Filho de Drosselmeyer e Toujour Paris (Our Emblem), Cerro Largo assinalou 2’12″57. Foi apresentado por Facundo Santesteban e pilotado por Waldemar Maciel. Pertence ao Haras Tacuarembó. 

Mais brasileiros: 

Tiapuma venceu sua primeira carreira em Maroñas. A brasileira foi criada no Paraná pelo Haras São José da Serra. É uma filha de Pioneering e Princess Of Speed (Redattore). Ganhou um páreo para éguas de três anos sem vitória em 1.200 metros na pista de areia. Foi pilotada por Héctor F. Lazo, apresentada por Ramón V. Peralta e pertence ao Stud Estudiantes. 

O potro Holyday Inn, que pertence ao Haras Regina foi retirado do Clássico Lavalleja (Listed), que foi vencido por Kingdon (Subordination). O potro de Sergio Coutinho Nogueira é de criação do Haras Santa Maria de Araras e em quatro corridas venceu duas (dois clássicos) e fez dois segundos. Trata-se de um filho de Adriano e Tangerina (Bernstein).