Neste fim de semana acontece o Festival do GP São Paulo, no Hipódromo de Cidade Jardim. Com as corridas começando na sexta-feira, terá suas provas de maior destaque sendo disputadas no sábado e principalmente no domingo.
E a principal prova do festival, o GP São Paulo (G1) contará com três animais treinados no Jockey Club do Paraná. Modigliani, First Fighter e Royal Forestry tentarão surpreender os paulistas e trazer o importante troféu para Curitiba.
Modigliani é o cavalo mais especulado dos três. Com apenas seis apresentações na campanha, acumula quatro segundos em provas clássicas. Foi a leilão no início do ano e acabou sendo vendido para Athayde Lopes, que manteve o cavalo no Tarumã sob os cuidados de Edgar Araújo.
Nas duas vezes que abordou os 2.400 metros na pista de grama fez segundo, ambos em provas graduadas – Grupo 2 e Grupo 3 – que serviram de preparatória para o GP São Paulo. Foi criado no Paraná pelo Castellano Stud e será pilotado por Antônio Mesquita.
First Fighter é mais “canchado”, contando com participações no GP São Paulo e GP Brasil de 2018. Na principal prova do turfe paulista do ano passado chegou na quinta colocação, a menos de 4 corpos do vencedor Euquemando.
Ficou um tempo afastado das pistas, voltando a correr em março, quando fez segundo em 2.000 metros. O cavalo do Stud Victor Augusto viaja muito bem preparado por Antenor Menegolo Neto e pode surpreender os adversários. O vice-líder das estatísticas do Jockey Club do Paraná, Vicente Paiva, será seu jóquei no domingo.
E por fim temos Royal Forestry, um crioulo do Haras Belmont e que defende as cores do Stud Fenômeno. Ele estava acostumado a correr distâncias maiores, como quando venceu o GP Consagração (G3) e a Prova Especial Zenabre, ambas em 2.800 metros. Seu treinador, Júlio Cesar de Moura Rosa leva muitas esperanças em uma boa atuação.
Completam o campo da importante prova Eleito, Avião Sureño, Mary Jane, Olympic Idaho, Ultra Bom, Forte Cheyenne, Acteon Gaúcho, Olympic Hollywood, Repeat Winner e Power Quark.
O GP São Paulo acontece no domingo, 05 de maio às 17 horas. Os canais TV Jockey e TV Turfe transmitem por tevê fechada e pela internet, em suas respectivas páginas no YouTube.
Paranaenses presentes em outras provas importantes:
Outros animais treinados no Hipódromo do Tarumã estarão presentes em provas importantes que acontecerão no Festival do GP São Paulo. No sábado, os cavalos Amuletto e Tiger of Joy estarão presentes no GP ABCPCC (G1), em 1.000 metros.
Amuletto é preparado em Curitiba por Ademar de Barros Pereira e defende as cores do Haras Rio Iguassu. Já Tiger of Joy defenderá os interesses do Stud Fenômeno, que é treinado por Júlio Cesar de Moura Rosa.
No GP OSAF (G1), também no sábado, teremos três éguas treinadas no Tarumã tentando a vitória. Make no Mistake, do Stud Chesapeake, estava cumprindo campanha na Gávea, mas voltou a Curitiba para receber a preparação de Antenor Menegolo Neto.
Dalheconquistadora, do Haras Clemente Moletta é treinada por Júlio Cesar de Moura Rosa e receberá a pilotagem de seu irmão, que também atua no turfe paranaense, Zeferino Moura Rosa. A outra representante paranaense é Love do Iguassu, do Haras Rio Iguassu. Ela é treinada por Ademar Pereira e será pilotada pelo líder das estatísticas, Valmir Rocha.
Tamarod, de Israel Cristiano Coelho, corre o GP Delegações Turfísticas (Listed) no domingo. Príncipe Guerreiro, do Haras Rio Iguassu, Don Arlindo, de Athayde Lopes e as éguas Richiesta e Zytrone Soda, do Stud Fenômeno, correrão o Prêmio Especial José Estephanes Ferreira Gringo, em 700 metros, no sábado.