Não foi dia dos brasileiros no Gran Premio Longines Latinoamericano (G1). Tanto Hassenah quanto Fillmore não tiveram percursos favoráveis e assistiram os donos da casa mostrarem supremacia.
As cinco primeiras colocações da principal prova da América do Sul pertenceram a animais chilenos, com destaque para o tordilho Ya Primo, que correspondeu ao favoritismo depositado nele pelos apostadores e venceu de forma convincente a prova.
Antes da partida, ao alinhar, Hassenah parecia muito nervosa. Suando muito, a égua paranaense do Stud AML foi a última a entrar no partidor. Na partida quem fugiu na primeira colocação foi o chileno Brown Storm, que rapidamente abriu grande diferença para os demais.
A seguir seguiam Win Where e El Expresso. Hassenah e Filmore entraram na carreira após os primeiros 400 metros, com o representante carioca indo atrás dos ponteiros. Na frente Brown Storm corria uma prova a parte, tirando diversos animais de seu ritmo normal de carreira.
Quando o representante do Haras Matriarca estava entrando na reta, o restante do pelotão vinha ainda na segunda metade da grande curva. Com Jorge Ricardo “up”, Fillmore foi o primeiro dos brasileiros a se apresentar para lutar pelas primeiras colocações. Hassenah corria muito próxima ao favorito Ya Primo, que começava a buscar melhores colocações no meio do pelotão.
El Expresso e Pure Nelson foram se apresentaram para buscar o ponteiro. Fillmore perdeu terreno após fazer a curva pelo lado de fora e foi parando. Pelo meio da raia Ya Primo encontrou excelente passagem e nos 300 finais já dava fila de vitória.
Brown Storm, depois de trem suicida começava a pular no mesmo lugar. Nombar, que também havia corrido acomodado melhorou e tomou o segundo. Mesmo fazendo o papel de “coelho”, Brown Storm ainda conseguiu ficar com a terceira colocação, com Pen Rose e El Expresso completando o placar.
Fillmore, que defendeu as cores do Black Opal Stud chegou na 12° colocação. Hassenah, que em nenhum momento conseguiu alinhar na reta de chegada foi a décima quarta. O melhor estrangeiro colocado foi Pure Nelson, que chegou em sexto. Nicholas chegou em nono e Sixties Songs foi o décimo.
Filho de Mastercrafstman e Yo Quisiera (Special Quest), Ya Primo é um potro de 3 anos criado pelo Haras Don Alberto. Defendeu as cores do Stud La Pacita, foi apresentado por G.Aguirre e pilotado por J.Laprida. Ya Primo assinalou 1’56″68 para os 2.000 metros no sentido horário.