Tarumã realizará três meses de corridas aos domingos

Leopoldo Scremin

Para o público curitibano que estava com saudades das corridas aos domingos, o Jockey Club do Paraná anunciou que nos meses de junho, julho e agosto todas as reuniões turfísticas serão realizadas aos domingos. 

Sucesso de público desde que o Jockey voltou a realizar corridas, em janeiro de 2016, as “domingueiras” sempre contaram com arquibancadas cheias e diversidade de público, uma vez que além das carreiras foram ofertadas diversas atrações. 

A confirmação veio do presidente Roberto Belina, que desde o fim do ano passado conversa com a direção do Jockey Club Brasileiro para que o Meeting de Inverno aconteça. A razão principal é o frio, que assola Curitiba nesta época. 

As temperaturas baixas prejudicam muito o rendimento dos animais e profissionais quando acontecem à noite. No ano passado, por exemplo, chegaram a ser corridos páreos com temperaturas abaixo dos 10 graus, sendo que a sensação térmica era ainda menor. 

Com isso a musculatura dos animais é extremamente prejudicada, uma vez que mesmo com o aquecimento sendo feito, a temperatura não é a ideal. Os profissionais também sofrem com lesões musculares e problemas respiratórios. 

“As corridas nos meses de junho, julho e agosto, datas em que o inverno é mais rigoroso acontecerão aos domingos”, contou o presidente do Jockey, Roberto Belina. “Já está tudo fechado com o Jockey Club Brasileiro e com nossa Comissão de Corridas. Então a partir de junho teremos corridas quinzenais nos domingos a tarde. Será o Meeting de Inverno.”

São a princípio seis reuniões, contando com algumas provas de expressão no calendáro clássico do Tarumã. Elas serão transmitidas para todo o Brasil em simulcasting com o Hipódromo da Gávea. 

As datas coincidem com a abertura do Jockey Plaza Shopping Center. O empreendimento será inaugirado no dia 02 de maio e quem frequentá-lo, terá uma experiência única assistindo as corridas do deck projetado para este fim.  

Pista de grama: 

E as ótimas notícias passadas pelo presidente Roberto Belina não param por aí. Nesta segunda-feira, dia 18, começam as obras para a instalação da pista de grama do Jockey Club do Paraná. Sonho antigo dos turfistas paranaenses, ela pomete colocar o Hipódromo do Tarumã em outro patamar. 

O primeiro passo será a construção da nova pista auxiliar para treinamentos, que começa suas obras amanhã. Contando com 1.200 metros de comprimento e 10 metros de largura, ele ficará localizada na parte interna das pistas já existentes, mais exatamente do lado esquerdo do totalizador. 

Do outro lado, próximo ao lago, serão plantadas as primeiras mudas da grama quicuio, espécie escolhida por se adaptar melhor ao rigorso clima curitibano. Neste espaço será mantida uma “maternidade” da grama para reposição quando necessário. 

A espectativa é que no máximo em 30 dias comece a implatação dos insumos para a pista de grama, logo após a conclusão da nova pista auxiliar. Ele será implantada na pista interna já existente, uma vez que a tradicional pista de areia – considerada por muitos a melhor do Brasil – continuará exatamente como está. 

Após o plantio da grama e adequação do sistema de drenagem, as cercas serão trocadas em todo o hipódromo. As utilizadas hoje são de uma tecnoligia ultrapassada, feitas de madeira. As novas serão de PVC com sistema de absorção de impacto. Assim, caso ocorra um acidente com choque na cerca, tanto animais quanto profissionais sairão ilesos. 

Ótimas notícias para o turfe paranaense e para o público curitibano, que cada dia mais começa a voltar a utilizar o amplo espaço cultural e de lazer do Jockey, que além de ser de grande importância histórica oferece seu espaço aos curitibanos de maneira gratuita.