Mistérios do zodíaco
O Zodíaco expressa o processo de criação da Terra. O Zodíaco é uma faixa do céu que representa as principais influências sobre a Terra, é possível aceitar que os raios magnéticos desses astros tenham, se não gerado, pelo menos dado forma e, portanto, na evolução de nosso planeta.
Tudo então teria começado por Áries, que é o primeiro signo do elemento fogo, que representa a idéia, a força geradora de vida. Essa força começaria a se consolidar em Touro, o primeiro signo do elemento Terra, a matéria onde se plasma a primeira força. A ação do fogo, do calor, sobre a terra, um sólido produz o gás, o ar. E temos então o terceiro signo do Zodíaco, e primeiro do elemento Ar, que é Gêmeos. É aí que nasce o movimento, a comunicação e o intelecto.
Do primeiro impulso, projetado na matéria, surge o movimento. A condensação do gás produz líquido. Temos então o primeiro signo da água, Câncer, que traz a emoção para a matéria, para o impulso e para a força mental que é Gêmeos.
Sabemos que depois de todo signo do ar virá sempre um da água, assim como toda comunicação gera emoção. Câncer é o último dos signos básicos, primitivos que geraram tudo. É a humanização, a assimilação através da emoção. A Grande Mãe Astral. Depois dele é então que surge o primeiro signo do indivíduo. O fixo do fogo que é Leão. Todas as forças criadoras concentradas geram assim o primeiro homem. E depois a primeira mulher. A matéria organizada. A Terra móvel – Virgem. Assim como Gêmeos, simboliza a comunicação entre os signos primários; Libra, o segundo do ar, simboliza a comunicação, a união entre os signos individualizados, entre a matéria e o espírito. Escorpião, o signo da água, representa a acumulação de emoção que dá início a um novo ciclo. O dos signos universais.
O primeiro dos signos universais é Sagitário que representa a consciência através do conhecimento, é o fogo móvel, o espírito. Assim como Câncer prepara o surgimento do homem comum, que é Leão, Capricórnio que é a matéria perfeita, prepara o nascimento do homem espiritual que é Aquário. Como signo do elemento Ar, Aquário completa a função aérea de comunicação. A primeira idéia de Fraternidade Universal, a comunicação ideal surge de Aquário. E então entra Peixes, o signo da água, que encerra o ciclo e dá início a outro. É num signo da água, da emoção, que tudo se encerra e tudo reinicia numa eterna corrente evolutiva que leva a Deus.