CineOP_Cine Praça – Foto Leo Lara Universo Produção (1)
Foto: Leo Lara/Universo Produção

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto comemora 20 anos consolidada como o único evento audiovisual do país inteiramente dedicado à preservação, história e educação. A edição comemorativa será realizada entre hoje até o dia 30 de junho, na cidade histórica de Ouro Preto (MG), Patrimônio Cultural da Humanidade, com programação gratuita, presencial e online.

O evento propõe uma conexão entre passado, presente e futuro por meio do cinema brasileiro, reforçando o audiovisual como instrumento de memória, cidadania e transformação social. Os espaços de exibição e encontros presenciais incluem a Praça Tiradentes, o Centro de Artes e Convenções da UFOP e o Cine-Museu da Inconfidência. Parte da programação também será transmitida pela plataforma www.cineop.com.br.

Ao longo de seis dias, o público poderá conferir 147 filmes (30 longas, 1 média e 116 curtas-metragens), vindos de 10 estados brasileiros (MG, RJ, SP, PE, CE, ES, BA, AM, PR e RN) e 5 países (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e EUA). As obras estão distribuídas em 12 mostras temáticas: histórica, competitiva, contemporânea (longas e curtas), educação, valores, TV UFOP, preservação, mostrinha, cine-escola, cine concerto e Itaú Cultural Play.

Um dos destaques da programação é a homenagem à atriz Marisa Orth, símbolo do humor feminino nas telas e palcos brasileiros. A sessão de abertura, marcada para 26 de junho, às 19h30 na Praça Tiradentes, contará com curtas emblemáticos dirigidos por mulheres, como A mulher fatal encontra o homem ideal (Carla Camurati), A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti (Anna Muylaert) e A má criada (Sung Sfai).

Já na mostra histórica e de preservação, será exibido A mulher de todos (1969), de Rogério Sganzerla, em cópia restaurada, trazendo à tona o humor tropicalista e a interpretação intensa de Helena Ignez.

Mais do que uma mostra de cinema, a CineOP se consolida como um espaço de reflexão crítica e de articulação estratégica para políticas públicas, reafirmando o papel das escolas e dos acervos audiovisuais como lugares essenciais de memória.

Serviço:

20ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
25 a 30 de junho de 2025 

Centro de Artes e Convenções da Ufop

Praça Tiradentes

Cine- Museu da Inconfidência