Autocuidado: o primeiro passo para o bem-estar

Clarissa Ribeiro

Autocuidado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.”

Ou seja: autocuidado vai muito além de uma rotina de cuidados com a pele ou prática de atividade física! É o conjunto de atitudes intencionais de cuidar de si mesmo, são as ações que cada indivíduo faz para melhorar a sua própria qualidade de vida! É o que fazemos por nós e o que escolhemos não fazer também. É o dizer não quando necessário! É uma construção constante que traz benefícios a médio e longo prazo. Na saúde mental, são pequenos gestos e práticas que, incorporados na rotina do dia a dia, tornam nosso ritmo mais leve podendo prevenir e/ou minimizar sintomas e crises de depressão, ansiedade, estresse.

E pensando na importância desse cuidado pessoal, com o objetivo de conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões que contribuam para a sua saúde e bem-estar, a OMS elaborou 7 pontos principais para essa prática.

  1. Buscar conhecimento e informações confiáveis em saúde
  2. Desenvolver autoconhecimento e autopercepção
  3. Praticar exercícios físicos
  4. Manter uma alimentação saudável
  5. Evitar consumo de cigarro e outras atitudes de risco
  6. Ter bons hábitos de higiene
  7. Usar MIP’s (Medicamentos Isentos de Prescrição) de forma racional e responsável

Sugiro que você releia esses 7 pontos citados acima com calma e avalie sua rotina e seus hábitos, quais você está praticando e quais estão deixando a desejar. 

Tomar a decisão de cuidar de si é uma necessidade e um direito seu! E lembre-se, faça tudo no seu tempo, sem cobranças e pensando sempre no que é POSSÍVEL e não no que seria ideal!