Osório e Guto Ferreira
Athletico/Assessoria e Geraldo Bubniak/AGB

Nobres navegantes, estou de volta as colunas escritas neste espaço no Bem Paraná! Neste ano de 2024 teremos uma parceria muito rica por aqui não só nesta coluna escrita, mas no nosso programa de terça que estreia hoje no estudio da casa, com muito conteúdo, interatividade, e informação.

Passamos pela quarta rodada do Paranaense, e depois destes primeiros jogos da dupla AthleTiba, apesar de muito cedo, já podemos tecer algumas análises evitando alarmismos e ”cornetadas”.

ATHLETICO: ”PIANO, PIANO, SE VA LONTANO”

Do lado rubro-negro, a sensação que percebo, é de completa ansiedade na expectativa do centenário, como abordei na minha última coluna do ano passado. Por mais que o novo CEO Alexandre Leitão desconverse sobre a fome do Athletico por títulos neste ano, a melhor celebração que o torcedor deseja é poder erguer taças de expressão como o a Sulamericana, ou sonhar alto no Brasileirão e na Copa do Brasil.

Na janela de contratações o recém acerto com o atacante Mastriani, foi um tiro certeiro, assim como os novos reforços que vem chegando e demonstrando um bom futebol. Contudo, é preciso ter paciência neste início de temporada. Os resultados e o desempenho do Furacão ainda estão aquém de qualquer apresentação primorosa, e creio que neste primeiro trimestre, o Athletico poderá errar, e buscar corrigir qualquer desvio de rota, visando a preparação para os grandes torneios que irá disputar no segundo semestre.

O colombiano Juan Carlos Osório é de uma escola de técnicos que muito me agrada, de toque de bola, de jogo coletivo, mas, que necessita ter um bom elenco nas mãos para aplicar suas ideias, como por exemplo a alta quantidade de rodízios que gosta de promover. Esse tipo de direção tomada, exigirá muito das peças de reposição para que o Furacão mantenha seu estilo de jogo.

Como diz a expressão italiana ”piano, piano, se va lontano”, é preciso caminhar com segurança, e sobretudo com sinergia, entre diretoria, comissão técnica e torcida. Esta poderá ser a receita para diminuir a carga de ansiedade, e fazer deste ano, um ano muito vitorioso.

CORITIBA: BOM COMEÇO COM O GUTO

No Coritiba, a gestão de Guto Ferreira enterrou de vez qualquer sombra de erros de 2023. Firme nas coletivas de imprensa, Guto vem desenhando um Coritiba talentoso com a bola nos pés, e que sabe jogar sem ela. O fator emocional e o poder de reação do time também é um destaque neste início de ano. O Coritiba de Guto é mais frio, busca entender melhor o jogo e adaptar-se, e dentro desta lógica, vão surgindo nomes interessantes. Matheus Frizzo vem provando a que veio, assim como Vini Paulista e Arilson que formam uma meia muito interessante. Méritos do Junior Chávare que foi muito acertivo nas contratações.

No Alto da Glória a linha é fazer o melhor com aquilo que os recursos oferecem, e quem não tem vontade e abraçar o projeto que saia como já bem disse o comandante alviverde coletivas atrás. Slimani parece que é um destes que vai pedir o boné, vai preferir alguma liga europeia de médio porte a encarar a série B com o Coxa, já Gabriel Vasconcellos foi mais sincero. Com uma passagem sem muito brilho, viu o jovem Pedro Morisco pedir passagem, e com isso, pediu o boné.

De fato, é um bom começo para o Alviverde.

TERÇA DE ESTRÉIA NO BEM PARANÁ

Hoje à partir das 20h, começa o nosso programa semanal ”Geral do Carrica” trazendo as análises da semana com nosso time de comentaristas, repórteres e com os parceiros da Rede Coxa e do Athletico Mil Grau que prometem saudáveis mas intensos debates sobre a dupla AthleTiba. É imperdível!

COLUNA SOCIAL DO CARRICA

Estive na semana passada no casamento do meu querido amigo Mohamad Majzoub no Clube Curitibano com sua bela esposa Fátima Rahal. Uma belíssima festa com um delicioso buffet cuidado com toda a atenção e zelo pela Dona Salua Majzoub, quem além de mãe coruja do noivo da rodada, é dona do restaurante Libanesa – Cozinha Árabe, um dos melhores da cidade. Belíssima festa regrada a comida boa, boa música árabe e um bom momento para rever os amigos. Felicidades ao casal!

*Gabriel Carriconde é narrador esportivo, e jornalista