Aquaman precisa ser pai,deter vilão, passar mensagens e encerrar um universo

Segundo filme com o soberano de Atlântida estreia hoje nos cinemas em Curitiba

Lycio Vellozo Ribas
20Aquaman principal

Mera (Amber Heard) e Aquaman (Jason Momoa): novo filme do herói passou por problemas fora dos sets (Fotos: Divulgação)

A função de Aquaman, o rei de Atlântida, não é governar Atlântida. A função de Aquaman é governar Atlântida, ser um bom pai para o filho de poucos meses, deter um vilão vingativo, tentar as pazes com outro vilão vingativo, dar espaço para as mulheres, passar uma mensagem explícita sobre o meio ambiente e, de quebra, encerrar o Universo DC nos cinemas. Parece muito? Mas é isso que acontece dentro e fora de ‘Aquaman 2: O Reino Perdido’, que estreia nesta quinta-feira (21) em Curitiba.

O filme, dirigido pelo mesmo James Wan do original (lançado em 2018), quase não saiu por problemas fora do set. O ator Jason Momoa, intérprete do herói, exigiu que a atriz Amber Heard (o par romântico do Aquaman) tivesse uma equiparação salarial à dele, algo que enfureceu os produtores. Além disso, Amber Heard passou por um julgamento estressante de acusação mútua de violência doméstica contra o ex-marido Johnny Depp, com quem foi casada entre 2015 e 2017. A atriz acabou perdendo a causa em meados de 2022 e acabou fazendo um acordo com o ex no fim do ano. Por causa disso, o estúdio cogitou limar a personagem. Momoa bateu o pé e evitou a demissão dela.

Como se não bastasse, o universo DC nos cinemas, estabelecido por filmes como ‘Homem de Aço’, ‘Batman vs Superman’, ‘Mulher Maravilha’ e ‘Liga da Justiça’, foi descontinuado em 2022 pela Warner, dona dos direitos dos personagens. A ideia do estúdio era apagar o que havia até então e começar tudo do zero, agora sob o coimando geral do diretor James Gunn (de ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Esquadrão Suicida’). Era certo que Henry Cavill não voltaria ser o Superman, nem Bem Affleck vestiria de novo a capa do Batman. Mas, durante algum tempo, havia uma perspectiva da atriz Gal Gadot ser mantida como a Mulher-Maravilha e de Jason Momoa ser mantido como Aquaman. Não mais. Ou seja, ‘Aquaman 2’ encerra tudo.

‘Aquaman 2’ se passa quatro anos após os acontecimentos do primeiro filme. Aquaman/Arthur Curry (Jason Momoa) casou-se com Mera (Amber Heard). Eles têm um filho de colo, Arthur Jr, e moram metade do tempo na casa do pai dele, o faroleiro Thomas Curry (Temuera Morrison), e metade do tempo em Atlântida, da mãe dele, a rainha Atlanna (Nicole Kidman). Só que Aquaman ainda tem que governar Atlântida – na prática, uma tarefa chata, com muita política e pouca ação. Tudo vira de cabeça para baixo quando um velho inimigo, o Arraia Negra (Yahia Abdul Mateen II) encontra um tridente místico e parte para a vingança, causando estragos no planeta inteiro. O vilão culpa o herói pela morte do pai dentro de um submarino (no começo do primeiro filme). Para deter o Arraia, Aquaman se vê obrigado a unir forças com outro desafeto, o meio-irmão Orm (Patrick Wilson), que o culpa pela perda do trono.

James Wan entrega uma aventura que pode não causar surpresas e que repete a fórmula do filme original, de uma contínua caçada em lugares entre os sete mares e a superfície terrestre. Mas é isso que se espera de um filme como ‘Aquaman 2’. A repetição da fórmula faz que seja dispensável contar a origem dos personagens. Já se sabe por que Aquaman veste a roupa laranja e verde. Sabe-se qual é a motivação do vilão. Sabe-se a ligação do meio-irmão com Aquaman. Sabe-se a capacidade de cada um. Em meio a isso, é perceptível a boa química entre Jason Momoa e Patrick Wilson, responsável por alguns momentos hilários. E é grande o número de referências que aparecem na tela, de ‘O Senhor dos Anéis’ a ‘Indiana Jones’, de ‘Harry Potter’ a ‘A Ilha Perdida’, de ‘Thor’ a ‘Jasão e os Argonautas’ com monstros ao estilo criado por Ray Harryhausen, um mago dos efeitos especiais nos anos 60. Há até uma referência ao desenho aminado ‘Superamigos’, com Aquaman montado em um cavalo-marinho.

Ah, sim, ainda tem a questão ambiental. A trama gira em torno de um combustível arcano, que causa poluição do mar e aquecimento da atmosfera numa escala alarmante. Alguma semelhança com o que acontece hoje no mundo? ‘Aquaman’ é para encerrar o Universo DC, lembrando o que a humanidade deve fazer para não transformar a Terra num ‘Reino Perdido’.

QUEM É QUEM

Aquaman (Jason Momoa)
Metade homem, metade atlante. Soberano de Atlântida, casado com Mera, pai de Arthur Jr. Possui capacidade para se comunicar com as formas de vida aquáticas

Mera (Amber Heard)
Casada com Aquaman, mãe de Arthur Jr. Possui capacidade de manipular água e é uma guerreria destemida

Orm (Patrick Wilson)
Filho mais novo de Atlanna, meio-irmão de Arthur. Foi deposto do trono de Atlântida e culpa Aquaman por isso

David Kane / Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II)
Culpa Aquaman pela morte no pai e jura vingança. Ganha força depois que descobre um tridente perdido na Antártica

Atlanna (Nicole Kidman)
Soberana de Atlântida, mãe de Aquaman e de Orm. Ama os dois igualmente e deseja que um dia eles se reconciliem

Rei Nereus (Dolph Lundgren)
Um dos reis dos sete reinos marinhos. É pai de Mera. Não confia nas intenções de Orm nem na aliança dele com o Aquaman