Em dado momento do filme Deadpool, quando Wade Wilson resolve voltar à ativa após o experimento que o deixou com super-poderes, ele usa um uniforme branco. Somente depois, muda para o clássico colante vermelho. Há uma justificativa para isso.

dead01

Na verdade, os filmes de heróis de quadrinhos têm, necessariamente, que justificar por que eles usam tais roupas. Do contrário, não satisfazem às exigentes plateias. Afinal, faz sentido um sujeito usar um traje supercolorido para combater o crime?

X-Men

Tudo começou em 2000, com X-Men. Wolverine, o mais famoso mutante, usa jaqueta de couro e calça jeans – bem diferente do colante amarelo dos quadrinhos. Quando em missão, ele e os outros X-Men utilizam roupas pretas de couro. Um diálogo explica tudo. “Vocês sempre usam essas roupas quando estão em missão”, questiona Wolverine. Ciclope responde: “O que você queria, um colante amarelo?”

Aranha

Em Homem-Aranha (2002), Peter Parker ganha poderes de aranha ao ser picado por uma aranha geneticamente modificada. Ele desenha uma roupa azul e vermelha para competir numa luta em um ginásio, com a esperança de ganhar US$ 3 mil. Isso ocorre antes de seu tio Bem morrer e de Parker assumir que será um herói. Depois disso, ele desenvolve o traje. A versão O Espetacular Homem-Aranha (2012) repete a situação.

Batman

Nenhum detalhe da roupa do Batman escapa de uma explicação em Batman Begins (2005) e posteriormente em Batman: Cavaleiro das Trevas (2008). Trata-se de um traje de combate criado pelas indústrias Wayne, à prova de balas, feito para proteger soldados – só que o protótipo é caro demais para ser usado em larga escala pelo exército, por isso foi abandonado. A capa é feita de um “tecido de memória”, que enrijece com uma corrente elétrica – o que permite ao Batman planar entre os prédios. Todos os gadgets são feitos pelas indústrias Wayne. Até aquelas barbatanas na luta do Morcegão têm explicação: servem para prender e quebrar espadas

homemdeferro

Tony Stark criou a primeira armadura de Homem de Ferro (2008) a partir de equipamentos que tinha à mão em uma caverna do Afeganistão. Ficou tudo cinza-ferro. Depois, em casa, aprimorou tudo, usando uma liga de titânio e ouro. Para aparecer, decidiu pintar de vermelho.

capitao

O primeiro traje do Capitão América (2011) foi criado por um senador norte-americano em meio à Segunda Guerra Mundial. E a primeira missão do herói foi a de garoto-propaganda. Roupa com as cores da bandeira dos Estados Unidos? Propaganda americana pura. Depois, Robert Stark (pai de Tony Stark) aprimorou o traje, mas manteve o padrão de cores. E deu ao herói o escudo de vibranium.

thor

As vestes de Thor – incluindo o que o Homem de Ferro chamou de “cortinas de sua mãe” – são de uso padrão em Asgard, de onde ele vem.

superman

A roupa do Superman em Homem de Aço (2013) veio de Krypton. O herói só passou a usar o colante texturizado azul e a capa vermelha depois que descobriu sua origem alienígena. Pelo menos, o filme eliminou a ridícula cueca vermelha.

formiga

É o traje do Homem-Formiga (2015) que permite ao usuário – Hank Pym ou Scott Lang – aumentar e diminuir de tamanho. Quando em tamanho de formiga, ele ganha a força proporcional de uma formiga, o que no caso de herói equivale a 50 vezes a força humana. Um capacete protege a cabeça das pressões e compressões.

lanterna

O traje do Lanterna Verde (2011) é gerado pelo anel da força de vontade. Só entra em ação quando o anel está em ação. Por isso, é capaz de emitir luz própria.

Aliás, o Lanterna Verde foi interpretado nos cinemas pelo mesmo Ryan Reynolds que protagoniza Deadpool.

dead02

Mas, afinal, por que Deadpool usa vermelho? É porque ele não quer que ninguém veja se ele estiver sangrando E também porque tirar mancha de sangue de uma roupa branca… ninguém merece.