Oscar: Aplausos para ‘Spotlight’, Leonardo DiCaprio e Ennio Morricone

Redação Bem Paraná

Quatro vezes a plateia se levantou para aplaudir o vencedor de um Oscar na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, encerrada na madrugada de domingo (28). A última delas foi protocolar, sempre dedicada ao filme que vence o prêmio máximo. Mesmo assim, houve surpresa quando Morgan Freeman falou Spotlight. O Oscar consagrou um filme sobre jornalismo investigativo, que havia conquistado ainda (e apenas) o prêmio de melhor roteiro original.

Spotlight – Segredos Revelados trata da investigação de padres pedófilos nos Estados Unidos. Um extenso trabalho de jornalismo que abalou a igreja católica. Uma excelente história. Um excelente elenco em sinergia. Em certo aspecto, é o contrário de O Regresso, o grande favorito da noite: uma história bobinha, até inverossímil, transformada em um espetáculo visual muito bem feito.

Antes da consagração de Spotlight, houve o momento de mais suspense na noite: Leonardo DiCaprio ganha ou não ganha como melhor ator? Depois de quatro tentativas frustradas, finalmente ganhou, por O Regresso. O filme, favorito nas apostas, perdeu o prêmio máximo, mas se consolou com as categorias ator, diretor (Alejandro González Iñárritu) e fotografia.

Deu pena de ver Sylvester Stallone perdeu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Tanto que a TV não o mostrou depois que Mark Rylance foi anunciado como vencedor – aliás, era o único que tinha condição de derrotar o eterno Rocky Balboa. O consolo para SLy veio num tweet de Arnold Schwarznegge: “Parta mim, você é o melhor”. Quanto às atrizes, deu a lógica.

Mad Max: Estrada da Fúria, não venceu como melhor filme, mas foi o campeão de estatuetas, com seis, todos em categorias técnicas (som, desenho de produção, montagem…). Aliás, quando O Regresso não venceu como melhor montagem (ou edição), era hora de se preocupar. O peso da categoria montagem é muito grande sobre a categoria “melhor filme”. Não ser indicado é sinônimo de derrota no fim da festa. Perdê-la para um filme que não iria vencer o Oscar de melhor filme seria preocupante.

Outro grande momento foi quando o Oscar de Trilha Sonora foi para Ennio Morricone, por Os Oito Odiados. O público levantou-se para aplaudir o compositor italiano de 87 anos, que nunca havia ganho – apesar dos trabalhos belíssimos, como A Missão, e das oito indicações anteriores.

O quarto aplauso de pé foi dedicado à performance de Lady Gaga, ao apresentar a música Till It Happens To You, do documentário The Hunting Ground. Surpreendentemente, ela perdeu para o choroso Sam Smith, que cantou Writing’s On the Wall, de 007 Contra Espectre. Surpreende até porque a vez de Smith no palco não terminou com um aplauso muito ruidoso. E os mesmos que aplaudiram eram os mesmos que votaram…

E não adiantou a polêmica sobre a ausência de atores negros entre os indicados: a audiência conquistada pela transmissão da cerimônia do Oscar foi a menor nos Estados Unidos dos últimos 8 anos, com 34,3 milhões de americanos grudados na telinha, segundo dados nacionais de classificação. A audiência deste ano foi só superior à de 2008, quando 32 milhões de americanos sintonizaram a ABC, rede que detém os direitos de transmissão também para o resto do mundo.

 

Todos os vencedores

Filme: “Spotlight – Segredos Revelados”

Direção: Alejandro G. Iñarritu, “O Regresso”

Ator: Leonardo Dicaprio, “O Regresso”

Atriz: Brie Larson, “O Quarto De Jack”

Ator Coadjuvante: Mark Rylance, “Ponte Dos Espiões”

Atriz Coadjuvante: Alicia Vikander, “A Garota Dinamarquesa”

Roteiro Original: “Spotlight: Segredos Revelados”

Roteiro Adaptado: “A Grande Aposta”

Animação: “Divertida Mente”

Documentário: “Amy”

Filme Estrangeiro: “O Filho De Saul” (Hungria)

Canção Original: “Writing’s On The Wall”, De “007 Contra Spectre” (Jimmy Napes/Sam Smith)

Trilha Sonora Original: “Os Oito Odiados” (Ennio Morricone)

Fotografia: “O Regresso” (Emmanuel Lubezki)

Montagem: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Figurino: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Design de Produção: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Maquiagem e Cabelo: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Efeitos Visuais: “Ex Machina”

Edição De Som: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Mixagem De Som: “Mad Max: Estrada Da Fúria”

Curta De Animação: “Bear Story”

Documentário em Curta-Metragem: “A Girl In The River: The Price Of Forgiveness”

Curta-Metragem: “Stutterer”

PS: Como não existe duelo maior que o do Oscar, neste mês de fevereiro não haverá o “Duelo do Mês”.