Quer mandar bem no bolão do Oscar? Veja os palpites e as informações para a entrega do prêmio deste ano, no dia 9 de fevereiro de 2020.

MELHOR FILME

– ‘Ford vs Ferrari’
– ‘O Irlandês’
– ‘Jojo Rabbit’
– ‘Coringa’
– ‘Adoráveis Mulheres’
– ‘História De Um Casamento’
– ‘1917’
– ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– ‘Parasita’

Se dependesse do número de indicações, ‘Coringa’ seria o favorito, já que foi o campeão de nominações, com 11. Mas já se foi o tempo em que isso era garantia de vitória. Se dependesse do prestígio de seus diretores, ‘O Irlandês’, de Martin Scorsese, e ‘Era Uma Vez Em Hollywood’, de Quentin Tarantino, seriam os mais cotados. Contudo, o filme ‘1917’, de Sam Mendes, assumiu o favoritismo após a vitória no Globo de Ouro de melhor filme dramático, em 6 de janeiro. E não apenas pelo Globo de Ouro, historicamente considerado uma prévia do Oscar, mas também porque venceu o prêmio do Sindicato dos Produtores. Esse prêmio também é considerado uma prévia do Oscar, só que com mais acertos: nos últimos anos, cravou ‘Spotlight’, de 2015, ‘Moonlight’, de 2016, e ‘Green Book: O Guia’, de 2018, contra adversários mais bem cotados (e com mais indicações na ocasião). Além disso, ‘1917’ é um filme de guerra, coisa que os norte-americanos adoram (e adoram premiar). Sua maior sombra é ‘Era Uma Vez Em Hollywood’, que venceu o Globo de Ouro (melhor filme comédia ou musical) e o Critics’ Choice, em 12 de janeiro.

MELHOR DIREÇÃO

– Bong Joon Ho – ‘Parasita’
– Sam Mendes – ‘1917’
– Martin Scorsese – ‘O Irlandês’
– Quentin Tarantino – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– Todd Phillips – ‘Coringa’

Se ‘1917’ é o favorito ao prêmio máximo, então Sam Mendes é o favorito como melhor diretor. Já venceu o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Diretores. Seu maior rival, por incrível que pareça, é Bong Joon Ho, de ‘Parasita’, que empatou com Mendes na premiação do Critics’ Choice.

MELHOR ATRIZ

– Cynthia Erivo – ‘Harriet’
– Scarlett Johansson – ‘História De Um Casamento’
– Saoirse Ronan – ‘Adoráveis Mulheres’
– Charlize Theron – ‘O Escândalo’
– Renée Zellweger – ‘Judy – Muito Além do Arco-Íris’

Renée Zellweger aparece como barbada por sua interpretação de Judy Garland em ‘Judy’. Faturou todas as prévias do Oscar: o Globo de Ouro, o prêmio do Sindicato dos Atores e o Critics’ Choice. Além disso, cinebiografias de ícones da América são sempre bem cotadas quando se trata de Oscar.

MELHOR ATOR

– Antonio Banderas – ‘Dor e Glória’
– Adam Driver – ‘História De Um Casamento’
– Joaquin Phoenix – ‘Coringa’
– Jonathan Pryce – ‘Dois Papas’
– Leonardo DiCaprio – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’

Causou estranheza nessa categoria a ausência de Taron Egerton, que interpretou Elton John no filme ‘Rocketman’ e levou um Globo de Ouro por isso. Ele seria uma aposta óbvia, especialmente depois que Rami Malek levou o Oscar no papel de Freddie Mercury em ‘Bohemian Rhapsody’. Com ou sem ele, o favorito da vez é Joaquin Phoenix como o Coringa, vencedor do Globo de Ouro, do prêmio do Sindicato dos Atores e do Critics’ Choice.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

– Margot Robbie – ‘O Escândalo’
– Kathy Bates – ‘O Caso Richard Jewell’
– Laura Dern – ‘História De Um Casamento’
– Scarlett Johansson – ‘Jojo Rabbit’
– Florence Pugh – ‘Adoráveis Mulheres’

Scarlett Johansson acumula duas indicações neste ano – uma de atriz principal por ‘História De Um Casamento’ e uma de coadjuvante por ‘Jojo Rabbit’ – e deve sair de mãos vazias na noite do Oscar. A favorita aqui é Laura Dern, que interpreta a advogada da personagem de Scarlett em ‘História De Um Casamento’. Laura ganhou Globo de Ouro, prêmio do Sindicato dos Atores e Critics’ Choice.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

– Tom Hanks – ‘Um Lindo Dia na Vizinhança’
– Al Pacino – ‘O Irlandês’
– Joe Pesci – ‘O Irlandês’
– Brad Pitt – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– Anthony Hopkins – ‘Dois Papas’

Curiosamente, Brad Pitt é o único da lista que nunca foi premiado – e, se dependesse apenas e tão somente do prestígio dos concorrentes, não seria de novo. Mas Pitt levou para casa o Globo de Ouro, o prêmio do Sindicato dos Atores e o Critics’ Choice. Salta como favorito. Até porque já não é mais um garoto de rostinho bonito (está com 56 anos).

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

– Greta Gerwig – ‘Adoráveis Mulheres’
– Anthony McCarten – ‘Dois Papas’
– Todd Phillips & Scott Silver – ‘Coringa’
– Taika Waititi – ‘Jojo Rabbit’
– Steven Zaillian – ‘O Irlandês’

Greta Gerwig, autora do roteiro (e da direção) de ‘Adoráveis Mulheres’, aparece como favorita depois de ter levado para casa o Critics’ Choice. Há, contudo, uma zebra selecionada: Taika Waititi, de ‘Jojo Rabbit’, uma história com um quê de bizarro e que dá uma bela espinafrada no nazismo (algo que os norte-americanos adoram).

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

– Noah Baumbach – ‘História De Um Casamento’
– Rian Johnson – ‘Entre Facas e Segredos’
– Bong Joon Ho e Han Jin Won – ‘Parasita’
– Quentin Tarantino – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– Sam Mendes & Kristy Wilson-Cairns – ‘1917’

O forte de Quentin Tarantino no cinema nem é tanto a direção, e sim os roteiros, cheios de diálogos peculiares. Ele já venceu duas vezes, por ‘Pulp Fiction’ e ‘Django Livre’. Tem tudo para vencer de novo – já fez isso no Globo de Ouro e no Critics’ Choice. Seu maior rival é a dupla Bong Joon-ho e Han Jin-won, de ‘Parasita’.

MELHOR FOTOGRAFIA

– Jarin Blaschke – ‘O Farol’
– Roger Deakins – ‘1917’
– Rodrigo Pietro – ‘O Irlandês’
– Robert Richardson – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– Lawrence Sher – ‘Coringa’

Roger Deakins ganhou o Critics’ Choice por ‘1917’ e salta muito na frente dos concorrentes. Seu filme impressiona pela imersão e porque suas tomadas são longuíssimas – um trabalho hercúleo mesmo.

MELHOR FIGURINO

Jacqueline Durran – ‘Adoráveis Mulheres’
Arianne Phillips – ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
Sandy Powell e Christopher Peterson – ‘O Irlandês’
Mayes C. Rubeo – ‘Jojo Rabbit’
Mark Bridges – ‘Coringa’

A categoria costuma premiar filmes de época, o que em tese baixa as chances de ‘Coringa’ e aumenta as dos outros. ‘Adoráveis Mulheres’, ‘Jojo Rabbit’ e ‘O Irlandês’ são filmes de época. ‘Era Uma Vez Em Hollywood’, ambientado em 1969, fica no meio do caminho entre o filme de época e o atemporal – e aparece como favorito exatamente por isso. Curiosamente, o vencedor do Critics’ Choice, ‘Meu Nome é Dolemite’, nem foi indicado.

MELHOR EDIÇÃO

– Andrew Buckland e Michael McCusker – ‘Ford vs Ferrari’
– Yang Jinmo – ‘Parasita’
– Thelma Schoonmaker – ‘O Irlandês’
– Tom Eagles – ‘Jojo Rabbit’
– Jeff Groth – ‘Coringa’

Nessa categoria, filmes que concorrem a Melhor Filme tendem a levar vantagem. Como é o caso dos cinco indicados, há uma disputa parelha. Os mais cotados são ‘Ford vs Ferrari’ e Parasita’ – que pode levar, se os eleitores optarem por algo mais “fora da casinha”. Curiosamente, o vencedor do Critics’ Choice nessa categoria – no caso, ‘1917’ – nem foi indicado.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

– ‘O Escândalo’
– ‘Coringa’
– ‘Judy’
– ‘Malévola: Dona do Mal’
– ‘1917’

Três dos cinco indicados talvez nem existissem se não fosse o trabalho de maquiagem. Os artistas transformaram o intérprete protagonista em Judy Garland, na Malévola ou no Coringa. Mas é bom lembrar que quem venceu essa categoria no Critics’ Choice foi ‘1917’ e suas maquiagens que simulam soldados mutilados. E ‘O Escândalo’ tem três atrizes – Nicole Kidman, Charlize Theron e Margot Robbie – com maquiagens que fazem diferença.

MELHOR TRILHA SONORA

– Alexandre Desplat – ‘Adoráveis Mulheres’
– Hildur Guðnadóttir – ‘Coringa’
– Randy Newman – ‘História de um Casamento’
– Thomas Newman – ‘1917’
– John Williams – ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’

Se depender dos prêmios anteriores, a islandesa Hildur Guðnadóttir ,de ‘Coringa’, leva fácil. Mas aqui ela tem um concorrente de peso: John Williams, de ‘Star Wars’. O último filme da franquia galáctica foi lançado em 19 de dezembro, depois de saírem os indicados ao Critics’ Choice (em 8 de dezembro) e ao Globo de Ouro (em 9 de dezembro). Williams completa 88 anos em 8 de fevereiro (na véspera do Oscar) e está provavelmente assinando seu último trabalho. Fatores que podem pesar a seu favor. Por outro lado, ele soma 52 indicações – é a pessoa viva mais indicada na história e a segunda em todos os tempos – e venceu cinco. Fator que pesa contra. Na Academia, há quem diga que Williams é indicado todo ano e que talvez não faça diferença ele ir à festa e sair de mãos vazias mais uma vez.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

– (I’m Gonna) Love Me Again – ‘Rocketman’
– I’m Standing With You – ‘Superação: O Milagre da Fé’
– Into the Unknown – ‘Frozen 2’
– Stand Up – ‘Harriet’
– I Can’t Let You Throw Yourself Away – ‘Toy Story 4’

‘(I’m Gonna) Love Me Again’, de ‘Rocketman’, composta por Elton John especialmente para o filme, venceu o Globo de Ouro e dividiu o Critics’ Choice com ‘Glasgow (No Place Like Home)’, de ‘As Loucuras de Rose’, que não foi indicada ao Oscar. Como a categoria tende a premiar canções de filmes musicais primeiro, e de filmes da Disney depois, a música de Elton John é ainda mais favorita.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

– ‘1917’
– ‘Parasita’
– ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– ‘O Irlandês’
– ‘Jojo Rabbit’

Outra categoria que gosta de premiar recriações de época. Em tese, o favorito é ‘1917’. Mas ‘Era Uma Vez Em Hollywood’ é um concorrente forte, depois de ter vencido o Critics’ Choice.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

– ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– ‘Coringa’
– ‘Ford vs. Ferrari’
– ‘1917’
– ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’

A categoria de Edição de Som refere-se à obtenção dos sons necessários para compor o filme (antigamente, o nome da categoria era “Efeitos Sonoros”). Os filmes mais barulhentos são os favoritos. Aqui, ‘Ford vs Ferrari’ e ‘1917’ são os mais cotados, em relativa condição de igualdade.

MELHOR MIXAGEM DE SOM

– ‘Ford vs Ferrari’
– ‘Coringa’
– ‘Era Uma Vez Em Hollywood’
– ‘Ad Astra’
– ‘1917’

Parece a mesma categoria, mas não é. Na Mixagem de Som, vale a precisão: o objetivo é fundir perfeitamente os sons externos com o diálogo captado durante as gravações e equiparar as gravações de diálogos, normalmente feitas em momentos diferentes (antigamente, era só “Melhor Som”). Mas historicamente também os filmes mais barulhentos levam vantagem. De novo, ‘Ford vs Ferrari’ e ‘1917’. É bem possível que, por exemplo, ‘Ford vs Ferrari’ vença aqui e ‘1917’ ganhe na outra categoria sonora. Ou vice-versa.

MELHOR ANIMAÇÃO

– ‘Como Treinar o seu Dragão 3’
– ‘Perdi Meu Corpo’
– ‘Link Perdido’
– ‘Toy Story 4’
– ‘Klaus’

Na categoria em que a Disney é a eterna favorita, animações campeãs de bilheteria ficaram ausentes desta vez, casos de ‘Frozen 2’ e ‘O Rei Leão’. No caso de ‘O Rei Leão’, feito em CGI para ser 100% realista, pode-se discutir se trata-se mesmo de uma animação – a Academia o indicou para melhores efeitos visuais, com se fosse um filme real mesmo. Do estúdio do Mickey, sobrou ‘Toy Story 4’, que aqui é o favorito (até por ser Disney). A nova aventura de Woody e Buzz Lightyear já levou o prêmio do Sindicato dos Produtores e o Critics’ Choice. ‘O Link Perdido’ aparece como maior concorrente, após ter vencido o Globo de Ouro. E ‘Klaus’ ganhou o Annie Awards, considerado o Oscar da Animação.

MELHORES EFEITOS VISUAIS

– ‘Vingadores: Ultimato’
– ‘O Irlandês’
– ‘O Rei Leão’
– ‘1917’
– ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’

‘O Rei Leão’, animação tão realista que foi considerada “filme de carne e osso” pela Academia, aparecia como favorito. Isso até ‘1917’ estourar e ‘Vingadores: Ultimato’ vencer o Critics’ Choice. O filme dos heróis da Marvel é levemente favorito – o fato de ser a maior bilheteria da história pode pesar. Se vencer, será a primeira vez que algum filme de ‘Vingadores’, notadamente recheados de efeito visuais, ganha algum Oscar de alguma coisa.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

– ‘Les Misérables’
– ‘Dor e Glória’
– ‘Parasita’
– ‘Corpus Christi’
– ‘Honeyland’

Quando um filme estrangeiro é indicado ao Oscar de Melhor Filme, é gigantesca a tendência de vencer a categoria de Filme Estrangeiro. É o caso aqui de ‘Parasita’, a grande, gigantesca, colossal barbada da noite.

MELHOR DOCUMENTÁRIO – LISTADOS COM OS TÍTULOS ORIGINAIS

– ‘American Factory’
– ‘The Cave’
– ‘Democracia em Vertigem’ – Brasil
– ‘For Sama’
– ‘Honeyland’

Ideologias políticas à parte, ‘Democracia em Vertigem’ pode dar o primeiro Oscar a um filme produzido no Brasil? Teoricamente, as chances aumentam ao se considerar que ‘Apollo 11’, vencedor do prêmio do Sindicato dos Produtores, não está no páreo. Mas as chances diminuem ao se constatar que todos os outros concorrentes de ‘Democracia…’ao Oscar  também concorriam na premiação do Sindicato dos Produtores – o que faz o filme brasileiro ser meio azarão nesse contexto. ‘American Factory’, ou ‘Indústria Americana’, está como o mais cotado, segundo por ‘Honeyland’.

MELHOR CURTA ANIMADO – LISTADOS COM OS TÍTULOS ORIGINAIS

– ‘Dcera (Daughter)’
– ‘Hair Love’
– ‘Kitbull’
– ‘Memorable’
– ‘Sister’

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO – LISTADOS COM OS TÍTULOS ORIGINAIS

– ‘In the Absence’
– ‘Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)’
– ‘Life Overtakes Me’
– ‘St. Louis Superman’
– ‘Walk Run Cha-Cha’

MELHOR CURTA LIVE-ACTION – LISTADOS COM OS TÍTULOS ORIGINAIS

– ‘Brotherhood’
– ‘Nefta Football Club’
– ‘The Neighbors’ Window’
– ‘Saria’
– ‘A Sister’