O nostálgico musical La La Land: Cantando Estações tornou-se um recordista no Oscar, cujos indicados foram anunciados ontem pela manhã. O filme de Damien Chazelle arrebatou 14 indicações, igualando uma marca obtida apenas duas vezes na história: A Malvada (1950) e Titanic (1997).
A Malvada levou “apenas” seis Oscars. Já Titanic arrebatou 11, um recorde que também pertence a Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). La La Land pode levar até 13 prêmios, já que concorre em 13 categorias — duas de suas músicas estão indicadas à estatueta de Melhor Canção.
O musical conseguiu ainda o chamado “big five”, as indicações nas categorias mais prestigiosas do Oscar: filme, direção (Chazelle), atriz (Emma Stone), ator (Ryan Gosling) e roteiro. O último filme a conseguir o “big five” foi Trapaça (2013), que acabou perdendo todos. Em toda a história do Oscar, apenas três filmes venceram nesta cinco categorias: Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).
La La Land — uma história de amor ambientada em Los Angeles — já havia sido o maior vencedor no último Globo de Ouro na história (sete prêmios), levou quatro estatuetas no Critic’s Choice, soma 11 indicações no Bafta (o Oscar inglês) e concorre nas premiações dos sindicatos dos atores, dos roteiristas e dos produtores.
Isso é suficiente para colocar La La Land como favorito na disputa pelas estatuetas. Se vai ganhar, são outros quinhentos. Seu principal concorrente é Moonlight: Sob a Luz do Luar. Um ano após o Oscar ser criticado pela ausência de negros, o drama de Barry Jenkins aborda temas como racismo, homofobia e pobreza ao narrar a busca por identidade de um jovem que amadurece nas ruas violentas de Miami. O longa disputa em oito categorias, incluindo melhor filme e diretor.
Outro recorde na premiação é quanto ao número de atores negros indicados. Desprestigiados na última edição, eles emplacaram nomeações em todas as categorias: Denzel Washington (Cercas) como ator principal, Mahershala Ali (Moonlight) como ator coadjuvante, Ruth Neggam (Loving) como atriz principal e Viola Davis (Cercas), Naomie Harris (Moonlight) e Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo) como atrizes coadjuvantes.
Falando em recordes, Meryl Streep aumentou o recorde dela mesma, ao ser indicada por Florence: Quem É Essa Mulher?. Passou a somar 20 indicações como melhor atriz (incluindo principal e coadjuvante), oito a mais que a segunda colocada, Katherine Hepburn.
TODOS OS INDICADOS AO OSCAR
MELHOR FILME
A Chegada
Até o Último Homem
Estrelas Além do Tempo
Lion
Moonlight
Cercas
A Qualquer Custo
La La Land
Manchester à Beira-Mar
DIREÇÃO
Damien Chazelle (La La Land)
Mel Gibson (Até o Último Homem)
Barry Jenkins (Moonlight)
Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-Mar)
Denis Villeneuve (A Chegada)
ATOR
Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Ryan Gosling (La La Land)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)
Denzel Washington (Cercas)
ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali (Moonlight)
Jeff Bridges (A Qualquer Custo)
Lucas Hedges (Manchester A Beira-Mar)
Dev Patel (Lion)
Michael Shannon (Animais Noturnos)
ATRIZ
Isabelle Huppert (Elle)
Ruth Neggam (Loving)
Natalie Portman (Jackie)
Emma Stone (La La Land)
Meryl Streep (Florence: Quem É Essa Mulher?)
ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis (Cercas)
Naomie Harris (Moonlight)
Nicole Kidman (Lion)
Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar)
ROTEIRO ORIGINAL
A Qualquer Custo
La La Land
O Lagosta
Manchester A Beira-Mar
20th Century Woman
ROTEIRO ADAPTADO
A Chegada
Cercas
Estrelas Além do Tempo
Lion – Uma Jornada para Casa”
Moonlight: Sob a Luz do Luar
DOCUMENTÁRIO
Fogo no Mar
I Am Not Your Negro
Life, Animated
O.J.: Made in America
A 13ª Emenda
DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
Extremis, de Dan Krauss
4.1 Miles, de Daphne Matziaraki
Joe’s Violin, de Kahane Cooperman e Raphaela Neihausen
Watani: My Homeland, de Marcel Mettelsiefen e Stephen Ellis
The White Helmets, de Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara
MONTAGEM
A Chegada
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
La La Land
Moonlight: Sob a Luz do Luar
DESIGN DE PRODUÇÃO
A Chegada
Animais Fantásticos e onde Habitam
Ave, César!
La La Land
Passageiros
FILME ESTRANGEIRO
Land of Mine
A Man Called Ove
The Salesman
Tana
Toni Erdmann
FOTOGRAFIA
A Chegada
La La Land
Lion
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Silêncio
FIGURINO
Aliados
Animais Fantásticos e onde Habitam
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie
La La Land
EFEITOS VISUAIS
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Doutor Estranho
Mogli: O Menino Lobo
Kubo e as Cordas Mágicas
Rogue One: Uma História Star Wars
EDIÇÃO DE SOM
A Chegada
Horizonte Profundo – Desastre no Golfo
Até o Último Homem
La La Land – Cantando Estações
Sully
MIXAGEM DE SOM
A Chegada
Até o Último Homem
La La Land
Rogue One: Uma História Star Wars
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
TRILHA SONORA
Mica Levi (Jackie)
Justin Hurwitz (La La Land – Cantando Estações)
Dustin O’Halloran and Hauschka (Lion)
Nicholas Britell (Moonlight: Sob a Luz do Luar)
Thomas Newman (Passageiros)
CANÇÃO ORIGINAL
Audition, de La La Land – Cantando Estações (Justin Hurwitz, Benj Pasek eJustin Paul)
Can’t Stop The Feeling, de Trolls (Justin Timberlake, Max Martin and Karl Johan Schuster)
City of Stars, de La La Land – Cantando Estações (Justin Hurwitz, Benj Pasek and Justin Paul)
The Empty Chair, de Jim: A Verdadeira História de James Foley
(J. Ralph and Sting)
How Far I’ll Go, de Moana (Lin-Manuel Miranda)
MAQUIAGEM E CABELO
Um Homem Chamado Ove
Star Trek: Sem Fronteiras
Esquadrão Suicida
ANIMAÇÃO
Kubo
Moana
My Life as a Zucchini
The Red Turtle
Zootopia: Essa Cidade e o Bicho
CURTA DE ANIMAÇÃO
Pearl
Piper: Descobrindo o Mundo
Blind Vaysha
Pear Cider and Cigarettes
Borrowed Time
CURTA-METRAGEM
Ennemis Intérieurs, de Sélim Azzazi
La Femme et le TGV, de Timo von Gunten
Silent Nights, de Aske Bang
Sing (Mindenki), de Kristof Deák
Timecode, de Juanjo Giménez