Foi uma verdadeira celebração do queijo! O 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado de 11 a 14 de abril, no Teatro B32, em São Paulo, reuniu empresas, produtores e incentivadores de toda a cadeia produtiva de lácteos. No total, 1.900 produtos de 13 países foram avaliados por 300 jurados, e 598 queijos e produtos lácteos receberam medalhas. Tive a honra de participar do corpo de jurados, um trabalho criterioso, técnico e, ao mesmo tempo, delicioso!
Entre os paranaenses premiados, temos 12 medalhas Super Ouro, 14 Ouro, 14 Prata e 15 Bronze. Além disso, a dupla de queijeiros do Biopark (Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, em Toledo), Kennidy de Bortoli e Henrique Herbert, conquistou o título de “Melhores Queijeiros do Brasil”. Já o paulista Anderson Magalhães foi eleito o Melhor Queijista do Brasil, categoria que reúne comerciantes de queijos.
Os jurados elegeram o queijo Morro Azul como o grande vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos, superando concorrentes brasileiros e internacionais. O queijo Morro Azul é produzido no Laticínios Pomerode, em Pomerode (SC), e é uma delícia! Enrolado em uma cinta de madeira, é um queijo de leite de vaca, casca mofada e massa mole, suave e cremoso. Ele já foi premiado no ano passado no 35º “World Cheese Awards”, na Noruega, como o Melhor Queijo da América Latina.
Jurados – Os jurados se dividiram em mesas que foram designadas no dia do evento. Cada mesa contava com cerca de 20 produtos que eram avaliados cuidadosamente por dois ou mais jurados, que computavam suas notas por meio de tablets. Cada avaliação tinha dezenas de itens, com critérios que passavam por casca, aroma e sabor, numa análise sensorial bastante detalhada. Para avaliar os queijos com os mesmos parâmetros, todos os jurados passaram por cursos preparatórios.
A organização do Mundial foi da Sertãobras, associação que reúne produtores e entusiastas do queijo artesanal brasileiro. O evento contou com a parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo.
- Matéria publicada no jornal Bem Paraná no dia 19/04/2023 – Coluna Comer e Curtir