5 pratos italianos ganham toques exclusivos Ponte Vecchio

Simone Meirelles
Ponte Vechio: Polenta cremosa com ragú de mignon (foto Iuri Poletti)

Ponte Vechio: Polenta cremosa com ragú de mignon (foto Iuri Poletti)

No charmoso restaurante Ponte Vecchio, localizado no coração de Curitiba e sob o comandado do chef Cesar Rissetti Valerio, a experiência gastronômica vai além do tradicional.

Tradicional, sim. Mas com um toque de criatividade e autenticidade. Esse é o segredo do cardápio – detalhes que todo mundo percebe à primeira garfada, mas que só os frequentadores mais atentos conseguem desvendar.

Aqui estão cinco truques da cozinha italiana que fazem do Ponte Vecchio um lugar único.

Tortelli de Zucca

Este clássico da culinária italiana, especialmente da região da Emília-Romana, ganha um toque especial do chef: ricota levemente temperada.

Essa delícia de prato consiste em uma massa fresca, feita na própria cozinha do Ponte Vecchio, recheada com moranga, manteiga, sálvia, lascas de amêndoas e um toque de ricota.

“É o equilíbrio perfeito entre doce e salgado. O Tortelli di Zucca tradicionalmente é servido em festas e celebrações na Itália, simbolizando prosperidade e abundância, graças ao uso da abóbora, um ingrediente associado à colheita e à generosidade da terra”, conta Cesar.

Polenta cremosa com ragú de mignon

O prato que combina a simplicidade rústica da culinária italiana com o requinte de ingredientes nobres.

No Ponte Vecchio, a iguaria é elevada a outro patamar. A polenta, feita com farinha de milho de alta qualidade, é cozida lentamente – como deve ser – até atingir uma textura cremosa e sedosa, enquanto o ragù é preparado com mignon suculento, tomates frescos, vinho tinto e ervas aromáticas, resultando em um molho encorpado e cheio de sabor.

Na casa, a combinação da polenta cremosa com o ragú de mignon é uma verdadeira homenagem à tradição, e um dos pratos mais pedidos.

Brasato alla Birra

A criação do chef que encanta pela harmonia de sabores intensos e textura macia.Preparado com carne bovina de primeira, lentamente cozida em cerveja artesanal, ervas frescas e especiarias, o Brasato alla Birra é um prato robusto e cheio de personalidade.

Servido com um fettuccine de massa tradicional, o segredo principal é o molho: encorpado, resultado da longa cocção, o que realça a suculência da carne.Uma curiosidade sobre esse prato é que ele tem origem nas tradicionais cozinhas do norte da Itália, mas o Chef Cesar deu um toque especial, escolhendo uma cerveja nacional para valorizar os sabores locais. O resultado conquistou clientes — hoje, é um dos pratos mais celebrados do cardápio.

Stinco de Vitelo

A criação do chef que impressiona pela maciez e sabor inconfundível.

Os segredos? São vários: feito com o corte nobre de vitelo, lentamente assado com ervas aromáticas, vinho branco e um fundo de legumes, o Stinco de Vitelo desmancha na boca, envolto em um molho aveludado e cheio de camadas de sabor.

Tiramisú com Café Gelado

O tiramisú do Ponte Vecchio é uma obra-prima. Em vez de usar café quente para umedecer os biscoitos, o chef utiliza café gelado, que preserva a textura crocante dos biscoitos, enquanto adiciona um sabor suave e refrescante. A camada final é polvilhada com cacau em pó e raspas de chocolate amargo.

“No Ponte Vecchio, cada prato é uma celebração da tradição italiana com um toque de inovação. Amo transformar ingredientes simples em obras de arte, garantindo que cada visita seja memorável”, finaliza Cesar.

Ficou com vontade de conhecer os segredos da culinária italiana? Corre para o Ponte Vecchio, que já foi indicado 10 vezes consecutivas pela revista Veja como um dos melhores restaurantes italianos de Curitiba.

SERVIÇO

@restaurantepontevecchio

Horário: de segunda a sexta das 11h30 às 14h30; sábados e domingos das 11h30 às 15h

A casa está aberta de domingo a domingo. Estacionamento próprio.

Telefone (41) 3264-7193

(fotos Iuri Poletti/divulgação)