Batalha de sommeliers brasileiros anima concurso em Portugal

Simone Meirelles

Protagonista no consumo de vinhos portugueses no Brasil, a região do Alentejo recebe atenção especial dos profissionais brasileiros por sua tradição milenarhistória e qualidade dos vinhos. 

Cinco desses profissionais embarcarão para Portugal em novembro para a grande final do concurso ‘O Melhor Sommelier do Brasil 2021’, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana. 

Apenas 10 sommeliers foram selecionados para a semifinal, e a metade deles tem a chance de conquistar o título, que será anunciado no dia 12 de novembro, após uma prova prática e outra teórica. A prova teórica engloba o conhecimento dos vinhos e da região e a prova prática envolve o serviço do sommelier perante um painel de jurados. 

Os finalistas, de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, são:

Antes da grande final, os sommeliers estarão no Alentejo entre os dias 8 e 11 de novembro para aprofundarem seus conhecimentos sobre a região e se tornarem embaixadores dos vinhos do Alentejo no Brasil. 

“O principal objetivo do concurso é estreitar cada vez mais as relações entre o Alentejo e o mercado brasileiro, contribuindo, deste modo, para a valorização dessa profissão e para a difusão do conhecimento e do consumo dos vinhos alentejanos no Brasil”, resume Francisco Mateus, presidente da CVRA. 

Os sommeliers finalistas foram selecionados por um painel de jurados formado por Francisco Mateus, Cecília Aldaz (sommelière do restaurante Oro), Guilherme Corrêa (brasileiro residente em Portugal, diretor da loja OnWine) e Alexandre Lalas (jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos e editor da revista Gula).