Caranguejo ou camarão? Curitiba oferece ótimas opções para quem adora esses frutos do mar

Simone Meirelles

Equipe Opera de Bambu/Assessoria - Caranguejo da Ópera de Bambu

Curitiba não tem mar, mas é possível curtir muitos frutos do mar de qualidade por aqui.  Confira duas sugestões do Comer e Curtir especialmente para quem ama caranguejos e camarões.

Ópera de Bambu:  O reduto tradicional do caranguejo em Curitiba, a Ópera de Bambu está operando a todo vapor e apenas com reservas.  Otávio Tosin, sócio proprietário do restaurante, é quem organiza a logística.  “Todo dia de madrugada, durante essa época do ano, viajo para o litoral buscar os caranguejos. Acompanho pessoalmente os pescadores que fazem a captura e trago para Curitiba ainda vivos os caranguejos.”, conta ele. O crustáceo é servido em rodízio, à vontade, a R$ 94,50 por pessoa. Neste valor também está incluso o buffet com antepastos, caldinhos de siri e de feijão, pirão de peixe e até milho cozido. Vale muito a pena, o caranguejo é muito bem temperado, já chega limpinho e sem carapaça.

Além do rodízio, o Ópera de Bambu também oferece pratos quentes, menu kids e porções. Entre as opções tilápia crocante com panaché de legumes, pirão de peixe, porções de bolinhos de bacalhau e camarões empanados.  A casa trabalha apenas mediante reservas, que podem ser feitas via telefone ou whatsapp. 41 3018. 8468 . Nesta segunda-feira, dia 31, acontece uma Caranguejada Beneficente em prol do Hospital Erasto Gaertner. A temporada de caranguejo vai até 15 de março, no jantar, de segunda a sábado, das 19 às 23h e no almoço de sábado e domingo, das 12h às 15h30. Fica na Rua Nestor Victor, 434 – Água Verde.

Camarão grelhado (foto Felipe Alves/Divulgação)

Fish*Me:  O bar de frutos do mar Fish*Me, com vista para o Parque Barigui, está promovendo o 1º Festival de Camarão do bar, até 30 de janeiro, em todo o horário de funcionamento da casa. Durante os  dias de festival, petiscos e porções selecionados serão comercializados pelo preço fixo de R$ 25. Entre os destaques do evento estão o Espetinho de camarão; o Pastel de camarão; o Camarão empanado ao panko e curry; a panelinha de Camarão thai, preparada com camarões médios e molho à base de leite de coco e curry; e o Cone de frutos do mar, com camarão, marisco, peixe, lula, polvo e batata rústica.

 O bar, inaugurado em outubro de 2021  valoriza receitas saborosas e práticas, a identidade cultural ibérica. “Preparamos um festival com preço acessível e comida de qualidade pra galera vir conhecer o bar e se sentir na praia, comendo um petisco de camarão e bebendo um bom chope”, comenta José Araújo Netto, fundador do Fish*Me. O bar fica na R. General Mario Tourinho,  2465, no bairro Seminário, em frente ao Parque Barigui.

OBS: Matéria publicada na coluna Comer e Curtir do jornal Bem Paraná em 28/01/2022