Curitiba tem decorações “instagramáveis”

Simone Meirelles

Daniel Castellano / SMCS - Contornos de luz e árvore de Natal no Memorial Paranista

Curitiba definitivamente é a cidade mais “instagramável” do país neste fim de ano com a decoração cênica noturna da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. Árvores de Natal, caixas de presente gigantes, estrelas de Belém, guirlandas, mantos de luz, rosáceas e contornos luminosos se espalham pelo Centro e bairros, enchendo os olhos de quem percorre espaços públicos da capital à noite. Essas atrações não precisam de agendamento para serem apreciadas por moradores e turistas. Basta se programar e fazer o seu roteiro.

Nos circuitos natalinos de carro (drive-thru), mais decorações e espetáculos para serem apreciados à noite. Ainda há vagas para o Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui e o Caminho de Luz do Parque Náutico, com agendamento no site da programação. Já o drive-thru do Natal Condor no Passeio Público está esgotado, mas é possível conferir a decoração antes das apresentações de carro e nos fins de semana, além das segundas quando o local fica aberto até 9 de janeiro.

Sempre destaques da decoração, as mais de 30 árvores do Natal 2021 encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou com milhares de vasinhos de flores para torná-las “vivas”.

Com até 22 metros de altura, as árvores de Natal podem ser conferidas no Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Largo da Ordem, Passeio Público, Parque Náutico, Jardim Botânico, rotatória da Avenida Cândido de Abreu (Centro Cívico), Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, Santa Cândida, Praça Santos Andrade, Bosque do Papa, Memorial Paranista, Bosque Alemão, Parque Tingui, Santa Felicidade, Mercado Municipal e Igreja do Perpétuo Socorro.

Todas as Ruas da Cidadania também têm árvores de Natal, com alturas entre 6 metros e 15 metros, que ainda dividem a atenção com rosáceas de luz. Nas regionais Matriz e Bairro Novo, inclusive, há estruturas externas com até 13 metros de altura.

Guirlandas & cia

Além das árvores de Natal, guirlandas foram instaladas para valorizar as fachadas de prédios históricos, como a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e o Liceu das Artes. Também fazem parte da decoração de alguns espaços as tradicionais estrelas de Belém, como as instaladas no jardim do Portal do Bosque Alemão e em frente à Catedral; e as estrelas de Natal de piso espalhadas ao redor da ninfa de bronze da Praça Eufrásio Correia, junto à Câmara Municipal, e em frente ao Paço da Liberdade Sesc PR, na Praça Generoso Marques.

Os contornos de luz estão sendo usados na decoração para valorizar a arquitetura de edifícios, como Memorial Paranista, Palácio Avenida, Capela da Glória e shoppings centers, bem como em estruturas de áreas verdes, como pontes, portais, ilhas, belvedere e oratório do Parque Tanguá, do Passeio Público e do Bosque Alemão.

Já os tradicionais presépios são um convite para visitar o Parque Lago Azul, no Umbará, e a Rua da Cidadania do Bairro Novo, no Sítio Cercado. Na Rua Mário Tourinho, o minicircuito “Direção da Vida Natal Servopa”. Concertos luminosos podem ser conferidos na Estufa do Jardim Botânico. 

Linha Natal ou a pé

Quem preferir deixar o carro em casa pode fazer pelo Centro vários circuitos a pé. Comece pelo Natal O Boticário na Rua XV de Novembro, com seus mantos de luz, árvore de Natal de flores de 11 metros e caixas de presente gigantes com experiências sensoriais e olfativas. Depois, siga para o Largo da Ordem e São Francisco, para conferir a decoração da fachada dos prédios históricos e as duas árvores de Natal – uma delas no Memorial de Curitiba, além da Praça João Cândido (Ruínas de São Francisco), com sua decoração natalina e belvedere iluminado.

O tour natalino a pé pelo Centro ainda pode incluir a lúdica decoração do Natal Condor no Passeio Público, até as 19h, de terça a sexta por conta do circuito drive-thru à noite, ou, até 22h, de sábado a segunda, e o Natal Fonte de Energia Ebanx, com sua árvore de Natal acesa com a energia gerada pelas pedaladas de bicicletas, de quarta a sábado. Caso você não tenha feito o agendamento para pedalar na Santos Andrade (já esgotado), a dica é apreciar a curiosa fonte de energia da decoração interativa e percorrer as 11 bancas da Feira Especial de Natal do local, repleta de opções de presentes e enfeites para a casa.

Além de programar tours a pé, outra opção é embarcar na linha X54 Natal Parque Tanguá, que sai do Centro, com ponto inicial em frente ao Memorial Árabe.

O tour de ônibus passa pelo Passeio Público, Árvore de Natal do Centro Cívico, Bosque do Papa, Memorial Paranista, Ópera de Arame e Parque Tanguá – percorrendo 16 quilômetros. O passageiro pode descer nos pontos, aproveitar a programação e embarcar novamente, porém pagando uma nova passagem, que custa R$ 4,50, o mesmo das demais linhas da capital.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.