No dia 18 de maio é comemorado o Dia do Cocktail. A data surgiu em 2016 e foi criada pela Associação de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e Associação de Barmen de Portugal. O objetivo dessa data é homenagear os profissionais da área responsáveis pela mistura de bebidas clássicas e sofisticadas que encantam os consumidores através de técnicas e sabores irresistíveis.
“Uma das primeiras aparições do termo cocktail ligado à mistura de bebidas veio com a definição de bebida estimulante, composta de aguardente, açúcar, água e bitter”, explica o bartender parceiro da Kalvelage, Thiago Licastro. “Como essa definição é do século 17, e no decorrer desses anos tivemos um grande aumento na variedade de produtos e o surgimento de novas técnicas para a produção das misturas, não gosto de engessar a palavra cocktail com aguardente, açúcar água e bitter, temos que entender a regionalidade e nos adaptar, claro, manter respeito à história e suas raízes, mas acredito que um cocktail hoje é a mistura de dois ou mais ingredientes sendo um deles alcoólico”, diz Licastro.
Não existe de fato uma história que fale sobre a origem do cocktail e que seja considerada como a oficial. Misturar bebidas alcoólicas com outros líquidos é uma prática que existe desde a Grécia Antiga. A expressão cocktail surgiu na Inglaterra, em 1798, e era usada para classificar alguns tipos de bebidas.
Depois de um período de baixa popularidade, os coquetéis ganharam força nos anos 80 por causa das misturas com vodka. E no começo dos anos 2000 eles voltaram com tudo, e seguem firmes até hoje, graças ao empenho dos profissionais da área em resgatar essa cultura e tradição de preparar bebidas alcoólicas com outros ingredientes e frutas.
Existem algumas dicas fundamentais para quem quer preparar um coquetel com qualidade e perfeição, uma delas é sempre utilizar frutas da estação, pois elas geralmente estão mais frescas e saborosas. “Antes de espremer o suco da fruta, é importante retirar as cascas para usar os óleos essenciais, sendo que o bagaço pode produzir geleias e o restante virar adubo”, pontua Licastro.
Ingredientes
45 ml de gin;
22,5 ml limão siciliano;
10 ml de xarope simples;
7,5 ml de bitter;
7,5 ml de licor Triple Sec.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e coloque o líquido em uma taça coupé ou de coquetel. Decore com raspas da casca de limão cítrico.
Modo de preparo xarope simples
Em uma panela acrescente 200ml de água e deixe chegar ao ponto de fervura. Em seguida, acrescente 200g de açúcar refinado e mexa até diluir. Desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Validade: 14 dias mantendo sempre refrigerado.
Negroni
Ingredientes
30 de gin com fat wash de linguiça;
30 ml de bitter com fat wash de bacon;
30 ml de vermute.
Modo de preparo
Frite algumas tiras de bacon e algumas fatias de linguiça em panelas separadas. Retire quando a linguiça e o bacon estiverem com a aparência tostada. Reserve o óleo das frituras separadamente.
Coloque em um pote de vidro uma garrafa de gin e o óleo da linguiça. Faça a mesma coisa com o óleo do bacon e o bitter. Feche o pote e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 12h. Depois, coloque no congelador e espere mais 12h. As gorduras vão reagir com o álcool das bebidas, trocando aromas e sabores. A mistura vai ficar dura, o que facilita na hora de filtrar. Depois é só coar o líquido.
Em um copo baixo, coloque o gim, o bitter, o vermute e o gelo e mexa por 30 segundos. Finalize com uma folha de louro e uma fatia de bacon fatiado.
Sobre a Kalvelage
Determinados a produzir uma vodka de alta qualidade no Brasil, os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage fundaram, em 2012, a empresa que carrega seu sobrenome e tradição, a Kalvelage Distillery em Santa Catarina.
A Kalvelage recebeu em 2014 seu primeiro prêmio internacional e desde então já são mais de 20 prêmios distribuídos entre diversos concursos internacionais, fazendo dela uma destilaria respeitada e reconhecida no segmento.