Exclusivo: Grande Prova Vinhos do Brasil premia quatro vinhos paranaenses

Simone Meirelles
Prova Brasil (foto Alexandre Navarro)

Vinhos do concurso Grande Prova Brasil (foto Alexandre Navarro)

No dia 24 de abril, será divulgado oficialmente o resultado da Grande Prova Vinhos do Brasil, considerada a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional. Realizada no fim de março, no hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, o evento idealizado pelo grupo BACO premiou 10 estados e o grande destaque foi o Rio Grande do Sul, que continua sendo a maior referência no assunto, no país. Do Paraná, foram quatro vinhos premiados.

“A Grande Prova Vinhos do Brasil é uma excelente vitrine para o vinho brasileiro e, ao mesmo tempo, um grande termômetro de sua qualidade, com um panorama que inclui vinhos de Norte a Sul do país, avaliados e classificados às cegas por especialistas. A edição de 2025 evidenciou o crescimento da abrangência da nossa produção. Embora o Rio Grande do Sul mantenha a hegemonia, tivemos vinhos premiados em 10 estados brasileiros”, explica Marcelo Copello, presidente do júri da GPVB 2025 e sócio do Grupo BACO, ao lado de Sergio Queiroz.

Confira os premiados do Paraná:

Categoria: Branco Chardonnay
Nome do vinho: Angustifólia Chardonnay Reserva
Produtor: Vinícola Araucária
Safra: 2019
Região Origem das uvas: São José dos Pinhais
Nota: 91
Medalha: OURO

Categoria: Espumante Brut branco Champenoise
Nome do vinho: RH BRUT
Produtor: Vinícola RH
Safra: 2020
Região Origem das uvas: Sudoeste do Paraná
Nota: 91
Medalha: OURO

Categoria: Espumante Extra-brut branco Charmat e Champenoise
Nome do vinho: RH EXTRA-BRUT
Produtor: Vinícola RH
Safra: 2019
Região Origem das uvas: Sudoeste do Paraná
Nota: 91
Medalha: OURO

Categoria: Tinto Merlot
Nome do vinho: Angustifólia Merlot
Produtor: Vinícola Araucária
Safra: 2018
Região Origem das uvas: São José dos Pinhais
Nota: 91
Medalha: OURO

A rigorosa prova 100% às cegas trará resultados que vão surpreender. Entre os premiados novos vinhos, novas vinícolas, safras novas e também safras antigas. Entre os grandes campeões estão as safras de 2005 e 2013, o que comprova a longevidade dos vinhos brasileiros. O critério é avaliar qualquer vinho que ainda esteja comercialmente disponível para a venda, ou seja, que estão disponíveis no mercado.

“O evento já fez muita história no Brasil. Muitos dos vinhos reconhecidos hoje no mercado foram descobertos e premiados na GPVB. Um dos diferenciais do nosso concurso é ser voltado para o mercado, para o consumidor, que são os vinhos que ele de fato vai achar e comprar no dia seguinte”, completa Marcelo.

A premiação da Grande Prova acontecerá na Wine South America (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Jurados renomados:

No júri da décima edição da GPVB, presidido por Marcelo Copello, estiveram grandes especialistas do Brasil no assunto. Dentre eles, Danio Braga, diretor de A&B do Grupo Fasano e fundador da Associação Brasileira de Sommelier Brasil; Haroldo Nunes, sommelier chefe do grupo CT (Claude Troisgros); Bruno Vianna, Presidente da Sociedade Brasileira de Sommeliers (SBSomm) e Dip WSET; Bruno Ramos, português, enólogo e diretor do grupo francês Vignobles Austruy; Daene Tenório Costa, Certified Sommelier (CMS), Dip WSET e Embaixadora WSET, em Recife; Renato Neves, sommelier campeão brasileiro; Tufi Neder Meyer, Dip WSET, nível 5, de Minas Gerais; Wallace Neves, sommelier campeão brasileiro; Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos; Fernando Lima, diretor da ABS-Rio e autor do blog, que leva o seu nome; Homero Sodré, consultor de vinhos e embaixador dos vinhos de Bordeaux; Ivo Arias, argentino, head sommelier do restaurante Helena e especialista em vinhos naturais; Marcelo Santos, sommelier chefe do restaurante Mr Lam; Maria Helena Tauhata, diretora da ABS-Rio; Rafael Ferrari, head sommelier da importadora Castas; Camila Cenci, agrônoma e viticultora de Brasília e jurada em concursos internacionais; Claudia Menezes, jornalista do jornal O Globo e sommelier formada pela ABS-Rio; Marcus Dassiê, vice-presidente da ABS; Roberto Rodrigues, professor da ABS-Rio; Rodrigo Machado, especialista em vinhos e jornalista da Band News Porto Alegre; Rodrigo Moura, sommelier da importadora Arcofoods e diretor de profissionais da ABS-Rio; entre outros.

Sobre o Grupo Baco Multimídia:

O Grupo Baco é uma plataforma multimídia na área de vinhos, atuando nos segmentos de consultoria, geração de conteúdo e eventos. É responsável pela edição das revistas BACO e Baco Wine Report, além do Anuário Vinhos do Brasil e Grande Prova Vinhos do Brasil. Tem forte atuação no mercado corporativo, mas destaca-se em eventos como o Rio Wine and Food Festival, que terá a sua 12ª edição, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em maio, além do São Paulo Wine Fest, Brancos e Rosado.