Igor Renovato, do Rio de Janeiro, vence o Campari Bartender Competition

Simone Meirelles

Crédito: João Meireles - Vencedores do concurso comemoram

A primeira edição do Campari Bartender Competition já tem um ganhador: Igor Renovato, foi consagrado campeão na última quinta-feira (2), em São Paulo. A final aconteceu na região de Pinheiros e contou com a participação dos finalistas: Benicio Barbosa, Mauro Santos, Ana Paula Gumieri, Andersen Rocha, Daniel Nunes, Igor Renovato, José Silva, Rafael Miorin, Victor Augusto e Vinicius Yoshinaga.
Responsável pelo Negroni campeão, composto por uma infusão de manga, um blend de vermute seco e bianco, Campari e tintura de cumaru, que é a baunilha do cerrado (a baunilha brasileira), Igor afirmou que o amor foi o grande segredo de sua criação.
Selecionados dentre os mais de 300 inscritos de diversas regiões do Brasil, nesta quinta, os finalistas disputaram o preparo do melhor Negroni e foram jurados pelo chef Henrique Fogaça, por Murilo Marques, gerente de Campari Academy no Brasil, por Cesar Adames, Fabio La Piera e Rennan Correa.
“Essa conexão do conceitual com o popular, que é minha paixão e onde me conecto muito com Campari, foi a inspiração para a criação do Negroni apresentado na final do campeonato. Acho que Campari é uma das poucas bebidas que consegue atingir várias camadas – ela vai do Copacabana Palace até o botequim, ou do Capão Redondo até Milão, na Itália. Isso é o que eu quero trazer na minha coquetelaria! Quero mostrar para as pessoas que o coquetel pode ser acessível, assim como Campari“, vibrou Igor Renovato, o campeão carioca.
Embaixador de Campari há mais de dois anos, Fogaça acredita que essa competição representa uma grande fusão das culturas e diferentes riquezas que o Brasil oferece. “Acho muito importante para trazer à tona esse Brasil tão maravilhoso que a gente tem, tão regional! Por exemplo, os concorrentes trouxeram muitas receitas com ingredientes do cerrado, da Amazônia, então isso é muito importante para valorizar o que a gente tem de tão bonito no país, harmonizando com um drink tão clássico.”
Realizado pela primeira vez no Brasil, Campari Bartender Competition tem por objetivo fomentar a mixabilidade de Campari através do preparo do famoso drink Negroni, trazendo como viés principal o storytelling da vida de cada bartender e a sua relação no mundo da coquetelaria.
Nessa final, a competição foi dividida em duas etapas: a primeira foi um duelo de sabores, em que os dez bartenders foram sorteados em duplas e receberam uma caixa com ingredientes misteriosos para incorporar em seus Negronis. O melhor coquetel de cada batalha avançou para a grande final. Os 5 finalistas fizeram uma releitura do clássico Negroni, com base em suas histórias de vida, e três foram premiados. Vinícius Kodama ganhou o terceiro lugar, Mauro Melo conquistou a segunda colocação e Renovato foi o grande campeão.