“De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo” é o livro de estreia da jornalista Ariane Abdallah, sócia-fundadora da Atelier de Conteúdo. Nele, a autora detalha de modo independente a saga da Anheuser-Busch InBev, tema ao qual se dedicou nos últimos três anos. Editado pelo Portfolio-Penguin, selo de negócios da Companhia das Letras.
Para explorar ainda mais o tema, falar de mercado, bastidores do livro entre outros assuntos, a autora convidou para um bate-papo descontraído Murilo Foltran, da microcervejaria DUM, de Curitiba e, em seguida, fará sessão de autógrafos. O evento será no dia 15 de agosto, quinta-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, que fica na avenida do Batel, nº 1868, Loja 314 – Piso L3 – Batel, Curitiba.
“De um gole só” penetra nos bastidores da formação da Anheuser-Busch InBev. O título, no entanto, é metafórico, já que a história da gigante mundial de bebidas e cervejas foi construída, nas palavras da autora, em “várias etapas”. A saga tem início em 1989, com a compra da Brahma pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; passa pela fusão com a Antarctica, em 2000, que formou a Ambev; pela união com a belga Interbrew, em 2004, que resultou na criação da InBev; e chega até as compras da norte-americana Anheuser-Busch, em 2008, e da sul-africana SABMiller, em 2016, que transformaram a empresa na maior cervejaria do mundo. “O livro é um olhar detalhado e independente sobre a construção do maior case de sucesso do capitalismo brasileiro”, destaca Ariane Abdallah.
A obra narra como os brasileiros convenceram os líderes do setor mundial a se unirem a eles — ou a venderem seus negócios, os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição, e o peso de se tornar uma referência em gestão. “Esta é uma história improvável: sobre como uma empresa familiar obsoleta, ineficiente, nascida em um país de economia emergente, se tornou a maior do mundo em seu setor. Meu objetivo foi fazer um livro sóbrio, sem juízo de valor. Quem conhece e quem não conhece a história terá a oportunidade de conhecer ainda mais e, quem sabe, reconhecer seu valor”, pontua Ariane Abdallah, que, a propósito, não bebe cerveja. Durante o processo de criação da obra, que chegou a três anos de pesquisa, a jornalista entrevistou cerca de 170 pessoas, entre ex-funcionários, investidores, fornecedores, concorrentes e especialistas de mercado.
Ariane Abdallah – É jornalista, paulistana, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Até 2015, foi repórter de revistas mensais, nas áreas de comportamento, negócios e economia, nas editoras Trip e Globo. Ao longo de 12 anos em redação, desenvolveu um trabalho baseado em relações de confiança e longo prazo com fontes e entrevistados; apurações profundas e investigativas; e textos no estilo do jornalismo literário.
Em 2016, deixou a redação para apostar em novos mercados para o jornalismo, ajudando empresas e pessoas a se comunicarem melhor com seus diferentes públicos e a se posicionarem no ambiente digital. É sócia-fundadora do Atelier de Conteúdo, empresa que utiliza as ferramentas do jornalismo investigativo e analítico para identificar a essência de empresas e pessoas e criar narrativas para diferentes plataformas.
Lançamento do livro “De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”:
Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel
Data: 15 de agosto
Horário: das 18h30 às 21h30
Endereço: Avenida do Batel, nº 1868, Loja 314 – Piso L3 – Batel, Curitiba, PR
EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO
Preços do livro: R$ 69,90 e R$ 39,90 (e-book).
(fonte: Assessoria)