Nesta sexta-feira, dia 21 de abril, é celebrado o aniversário de 2.776 anos de Roma. Fundada em 753 a.C, a cidade foi o centro do Império Romano e do Cristianismo e é considerada uma das regiões mais antigas do mundo. Reza a lenda de que os romanos acreditavam que independentemente de qualquer coisa que viesse a acontecer, Roma nunca deixaria de existir. E eles estavam certos.
A capital italiana é tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, carregando consigo monumentos e ruínas que são testemunhas silenciosas do passado glorioso da cidade. Por esse motivo, Roma é chamada carinhosamente de Cidade Eterna – La Città Eterna, em italiano.
Hoje em dia, Roma é uma cidade moderna e vibrante, que atrai turistas de todo o mundo. Entre os principais pontos turísticos da cidade destacam-se o Coliseu, a Fonte de Trevi, a Piazza Navona, o Pantheon e o Vaticano. Já para quem gosta de gastronomia, a capital italiana oferece uma grande variedade de restaurantes e pratos típicos. Já faz anos que fui e não esqueço a maravilha que é essa cidade!
“Me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de viver, estudar e trabalhar em Roma por
tantos anos. Uma cidade que, com sua história antiga e monumentos icônicos, tem um charme
que é impossível de resistir”, comenta Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento Italiano. “E
por coincidência, no dia 21 é aniversário também de Brasília, cidade onde nasci”, diz.
Coliseu
O Coliseu foi o maior anfiteatro já construído no mundo. Inaugurado em 80 d.C., ele foi utilizado para jogos e espetáculos públicos, incluindo batalhas entre gladiadores e animais. Hoje em dia, é um importante sítio arqueológico e um dos pontos turísticos mais visitados de Roma – e também do mundo.
Fonte de Trevi
Inaugurada em 1762, a Fonte de Trevi é uma das fontes mais famosas do mundo, conhecida por sua beleza e grandiosidade, além de já ter sido cenário para vários filmes famosos. Além disso, acredita-se que jogar uma moeda em suas águas traz boa sorte. Por isso, é um ponto turístico imperdível em Roma e atrai milhares de turistas todos os dias.
Piazza Navona
A Piazza Navona é uma das praças mais belas de Roma, famosa por suas fontes e esculturas. Construída no local do antigo Estádio de Domiciano, a praça é um exemplo da arquitetura barroca e tem uma grande importância histórica e cultural. Também um ótimo lugar para passear, tomar um café ou um sorvete e apreciar a beleza da cidade.
Pantheon
O Pantheon é um dos edifícios mais bem preservados da Roma Antiga. Inaugurado em 27 a.C., é famoso por sua cúpula de concreto, que é a maior não reforçada do mundo. Atualmente, o templo é utilizado como uma igreja católica e é um importante local de peregrinação.
Vaticano
O Vaticano é uma cidade-estado independente localizada dentro de Roma e é o menor país do mundo em termos de área territorial e população. Sua importância se dá por ser o centro da Igreja Católica e por abrigar alguns dos tesouros artísticos mais importantes da história, como a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano. A visita ao Vaticano é imperdível para quem vai a Roma e é importante se planejar com antecedência, pois as filas para entrar costumam ser longas.
Gastronomia
A gastronomia romana é uma atração à parte. Os pratos típicos da região são baseados em ingredientes simples, mas muito saborosos, como massas frescas, tomates, azeite e queijo pecorino romano. Entre as opções de pratos, estão o famoso spaghetti alla carbonara, o cacio e pepe e o saltimbocca alla romana. Além disso, a cidade oferece diversas opções de pizzarias, trattorias e gelaterias que são verdadeiros tesouros gastronômicos. É impossível visitar Roma sem se deliciar com sua culinária única!
(com assessoria)
Foto: Fontana di Trevi (Crédito divulgação)