Porto a Porto comemora 25 anos e lança livro de memórias da empresa

Simone Meirelles
Foto: Cassiano Rosário / cassijones.com

Vinhos servidos no evento Foto: Cassiano Rosário / cassijones.com

Uma das empresas mais marcantes do mundo do vinho em Curitiba, a Porto a Porto completou 25 anos. Para comemorar, apresenta o livro Histórias Engarrafadas, que conta a trajetória de sucesso da importadora curitibana, reconhecida como uma das maiores empresas do país no ramo de enogastronomia. A empresa é comandada pelos irmãos Pedro e Fernando Corrêa de Oliveira. Escrita pelo jornalista Sandro Moser, a obra é uma edição comemorativa em tiragem limitada, que não está disponível para venda.

Estive no almoço de confraternização deste ano, com apresentação do livro, no Duq Gastronomia. Um evento exclusivo para imprensa e influencers de gastronomia, com ótimos vinhos e pratos requintados. Tenho um enorme prazer em estar presente nestes momentos marcantes. Inclusive, estive nos 20 anos da empresa também e a Porto a Porto foi uma das patrocinadoras da festa dos 10 anos do Comer e Curtir. Uma parceria que me dá muito orgulho! Parabéns pelos 25 anos, Porto a Porto!!

Eu, Pedro Corrêa de Oliveira e Camila Podolak Foto: Cassiano Rosário / cassijones.com

Sobre a Porto a Porto

A história da Porto a Porto começa nos anos 1990 quando a abertura dos portos modernizou a economia brasileira e permitiu a inserção do país no cenário internacional. Foi nesta conjuntura que a empresa nasceu em agosto de 1998, em Curitiba, onde a Matriz funciona até hoje.

Com um portfólio de mais de 1 mil produtos, mais de 120 colaboradores e mais de 100 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile e Argentina, a Porto a Porto atende cerca de 6 mil clientes em todas as regiões do país, graças a um esquema logístico complexo e eficiente.

Agora, com um presente pavimentado, a empresa familiar já está voltada para os próximos anos. Caberá as novas gerações, já envolvidas nos negócios, a tarefa de assumir os novos desafios e desenhar o futuro.

“Criei e gerenciei a empresa da melhor maneira que pude, porque quero deixá-la para meus filhos, sobrinhos e netos, assim como a minha família deixou para mim”, afirma o diretor Pedro Corrêa de Oliveira, no livro.

Além do lançamento do livro e a constante ampliação do portfólio, o ano de 2023 foi marcado pela expansão da empresa com a inauguração da nova sucursal de Salvador, que se junta às já estruturadas Filiais de Porto Alegre, Brasília e Recife.

Em paralelo, a Porto a Porto avança na qualificação e treinamento de seus colaboradores e se empenha constantemente no apoio a muitos projetos culturais e sociais, como a campanha Outubro Rosé que reverteu parte do valor das vendas de vinho rosé para a ONG Cabelegria, projeto que desenvolve e distribui gratuitamente perucas para pessoas com câncer.

Os irmãos e diretores da Porto a Porto, Fernando e Pedro Corrêa de Oliveira, a gerente de marketing Camila Podolak e o diretor comercial Hugo Sola. Fotos: Cassiano Rosário.

Portfólio premium

Além dos vinhos, bebidas como cervejas, destilados, sucos e águas compõem o portfólio. Entre os produtores que se destacam no catálogo da Porto a Porto estão os espanhóis da Premium Fincas (Marqués de Tomares, Nuestro e Chan de Rosas) e Pata Negra; os portugueses da Caves Messias, da Carmim e os enólogos Filipa Pato e João Portugal Ramos; os argentinos das vinícolas Norton, Alambrado e Alfredo Roca. E os chilenos da Carolina Wine Brands (Santa Carolina e Viña Casablanca).

A empresa representa ainda os vinhos franceses da célebre Denis Dubourdieu Domaines e o famoso champanhe Deutz, além de trazer ao Brasil prestigiados vinhos da Borgonha da Maison Moillard. A Porto a Porto ainda é responsável no Brasil pelas cervejas da marca alemã Paulaner.

A gastronomia da Itália é um capítulo à parte e o portfólio da importadora possui produtos do segmento alimentício como os da marca Paganini, responsável pela maior e melhor linha de itens italianos cuidadosamente selecionados para o consumidor brasileiro.

A Porto a Porto é uma das maiores empresas de enogastronomia do Brasil Foto: Cassiano Rosário / cassijones.com

Garrafeira dos Sócios

Junto com o livro, no almoço de lançamento recebi o vinho tinto português Garrafeira dos Sócios, um dos grandes rótulos da renomada vinícola alentejana CARMIM. Trata-se da safra 2019, que acaba de ser lançada no Brasil. Provei esse vinho em outras ocasiões e é excelente. Inclusive, na visita à Carmim, em Portugal, em 2017.

Tinto DOC do Alentejo elaborado com as uvas Alicante Bouschet (55%), Aragonez (30%) e Cabernet Sauvignon (15%), vindimadas manualmente. Amadureceu 18 meses em barricas novas de carvalho francês e repousou no mínimo mais 12 meses em garrafa. É um vinho de grande potencial de guarda.

Elegante e equilibrado, apresenta aromas complexos de especiarias e compota de fruta preta. Em boca, é encorpado, tem taninos macios e final prolongado. Acompanha bem pratos de caça, carnes grelhadas e assadas, e queijos curados.

@portoaporto

(com assessoria)