Uma mesa farta , cheia de gostosuras, tudo feito de forma artesanal. Esta é uma das definições possíveis para o café colonial Delícias de Oma. Outras são: casa de vó, tortas caprichadas, atendimento caloroso, preço justo. Preciso dizer que gostei? Pois é, vale a pena cruzar a Av. Manoel Ribas até o final e de lá pegar a rua paralela que leva ao local, a uns cinco minutos dali. Você vai comer bem, sem pressa, num clima que nem parece cidade.
O café Delícias de Oma é um projeto do chef João Lima. De tanto provar e visitar cafés coloniais, resolveu montar o seu, nos moldes dos que viu em colônias como Witmarsum. Os pratos vêm para a mesa: três tipos de pães caseiros, embutidos da região, queijo, empada de frango (de comer rezando!), empadão de palmito e quiche de linguiça Blumenau. Some-se a isso bolo de fubá, cuca, geléias caseiras de goiaba, maçã e abacaxi com coco, limonada suíça, leite e café.
No balcão, 12 tipos diferentes de tortas. Das que provei, recomendo especialmente a cremosa cheese cake com calda de morangos. É qualquer coisa do outro mundo, vou voltar só pra comer de novo! Mas tem também o leve strudel de maçãs aberto, a charmosa Rocky Road com chocolate, marshmellow e macadâmia (receita da chef Nigella), Moccha, Catupiry com goiabada, Limão siciliano, Coco, Maracujá, Pavê de torta alemã e outras. Tudo isso sai por R$ 24 por pessoa.
Quem chega mais tarde, nesses meses de frio, pode experimentar ainda o buffet de sopas, servido a partir das 17 horas, aos sábados. São quatro opções de sopas e mais um prato caipira, que pode ser quirera com suan, galinhada ou dobradinha. Quem quiser só o buffet paga R$ 15 por pessoa.
O local bem ensolarado tem um gramado externo em que as crianças podem brincar. A decoração, como diz o nome Oma (avó em alemão) é calorosa, cheia de objetos antigos. O café colonial é servido apenas aos sábados, das 12 às 21h e aos domingos, das 9 às 19h. Durante a semana, o Delícias de Oma aceita encomendas de pães artesanais e tortas, que são entregues em domicílio. O café fica na R. João Budel, 998 , Butiatuvinha, fone 3272-3095.