Sommelier do Paraná vai disputar final de concurso no Alentejo, em Portugal

Simone Meirelles

Divulgação/Assessoria - Finalistas do concurso de 2021

O vínculo histórico entre Brasil e Portugal passa, claro, também pelo vinho! Protagonista no consumo de vinhos portugueses em nosso país, a região do Alentejo é fonte de conhecimento, informação e experiências para os profissionais brasileiros, que estão na contagem regressiva para o ‘Concurso Melhor Sommelier do Alentejo 2023’. 

Sommeliers de diferentes cidades do Brasil já passaram pela primeira fase da seleção, que contou com mais de 50 inscritos submetidos a uma prova sobre o Alentejo, seus vinhos e cultura. Destes, 21 profissionais seguem para a próxima etapa, em junho, que consiste em uma prova prática no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

São eles:

Após a prova prática, serão selecionados 6 finalistas, que irão disputar a final do concurso em Portugal, em 2023. O júri desta etapa será composto por Tiago Caravana (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), Eduardo Araújo (sommelier), Domingos Meirelles (MsC-OIV), Paulo Brammer (EnoCultura) e Ricardo Farias (ABS-RJ). 

O ‘Concurso Melhor Sommelier do Alentejo 2023’ é organizado pela Exponor em associação com sommelier Eduardo Araújo, formado pelo SENAC-SC, pela Culinary Institute of America e Certified Sommelier pela Court of Master Sommeliers, com graduação na Califórnia, WSET Nível 3. Em 2017, foi eleito o Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos de Portugal.