Wine Connection movimenta setor vitivinícola

Simone Meirelles

Incentivado pelo aumento do consumo de vinho na pandemia, o varejo nacional se mostra cada vez mais interessado em conhecer novos rótulos e incrementar o seu portfólio. Nesse contexto positivo, a Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, realizou a 3ª edição do Wine Connection – Rodadas de Negócios Digitais e Degustações Reais. 

Dados oficiais da organização registraram expectativa de negócios em torno de R$ 715.000,00. No total, as três edições movimentaram mais de R$ 1,5 milhões. 

A iniciativa permite que compradores das principais redes de supermercado, importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas, e-commerces e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os produtores de vinhos do Brasil. 

Nesta terceira edição, foram mais de 220 reuniões realizadas. A ação contou com a participação de 35 compradores de 12 estados e 34 vinícolas. Marcaram presença, ainda, o setor de destilados e de azeite de oliva. “O Wine Connection no formato online possibilita que compradores de todo o Brasil participem. Eles têm a experiência real da degustação dos vinhos e espumantes no momento das rodadas, o que gera mais negócios e conexão”, avalia Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS, parceiro da WSA na realização do Wine Connection. 

vinícola catarinense Santa Augusta reforça a concretização de negócios durante o Wine Connection, apontado por Fernando Peixoto, sócio-proprietário da marca, como uma oportunidade de contato com parceiros comerciais de diferentes localidades.

Para os compradores, o evento também proporcionou ótimas oportunidades de negociação. “Muitas vezes não temos o contato direto das vinícolas, do pequeno produtor. Essa iniciativa gera essa possibilidade para as nossas 28 lojas. Estou mantendo contato com algumas marcas que conheci nas reuniões e acredito que sairão bons frutos para esse final de ano”, avalia Charles Carvalho, sommelier dos Supermercados Comper, do Grupo Pereira, que conta com unidades em estados como GoiásSanta CatarinaMato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal

A Wine South America chega ao seu terceiro ano em 2022, após duas edições bem-sucedidas. A feira já se estabeleceu como o principal encontro de negócios da indústria do vinho no Brasil e está programada para os dias 21 a 23 de setembro, em formato presencial. 

www.winesa.com.br | @winesouthamerica