Uma viagem fascinante pelo centenário da propaganda produzida no Paraná. Esta a proposta do projeto “100 anos de Criatividade”, resultado de uma iniciativa coletiva do mercado de comunicação regional, que conta com o apoio e a curadoria do Instituto J.D. Rodrigues e das empresas do Grupo OM Marketing & Comunicação. A ideia – que consiste em resgatar a história e celebrar uma das mais criativas publicidades do país – foi apresentada oficialmente neste final de semana, em um painel inserido na programação da Red Week Ideas 2021 e que pode ser acompanhado em https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=QE4KQvQhd60&feature=youtu.be. O Painel contou com os seguintes convidados: Paulo Vítola (Academia Paranaense de Letras), João Pedro Albuquerque (Especialista em Branded Content) e Renato Cavalher (Grupo OM). Eles contaram os detalhes do projeto que terá muitas ações desdobradas no próximo ano. “São muitas as contribuições da publicidade para o Estado, gerando empregos e promovendo o fortalecimento da indústria e do comércio, com campanhas que entretiveram, emocionaram, educaram e, acima de tudo, ajudaram a fortalecer nossa economia”, fala Albuquerque, idealizador da proposta.

Banner 100 anos Propaganda PR

Projeto 100 anos de Criatividade tem landing page e conta com lançamento de Livro em 2022.  


Completo e em constante atualização, o projeto “100 anos de Criatividade” conta com um hub com linguagem dinâmica e acesso a todos os conteúdos por meio das redes sociais – www.100anospropagandaparana.com.br. Na landing page, o usuário poderá realizar uma verdadeira viagem no tempo para conhecer (e reconhecer) todo esse cenário criativo, conhecendo os bastidores e detalhes que cercam o setor desde a fundação da primeira agência no Paraná. Entre o conteúdo entregue, estão um audiobook, painéis de debate, webséries, spots e filmes históricos mostrando os personagens da propaganda do Paraná: clientes, agências, entidades setoriais, escolas de comunicação, veículos, produtoras, fotógrafos, gráficas e demais participantes desta indústria. Com uma coleção de histórias memoráveis, que datam desde os primeiros anos da arte tipográfica até os canais digitais atuais, a iniciativa destacará momentos-chave da publicidade paranaense, apresentando os trabalhos e figuras memoráveis que ajudaram a transformar o setor no Estado.Para o dia 4 de dezembro de 2022, está marcado o lançamento oficial da versão física do livro homônimo, com autoria do publicitário Paulo Vítola. Na edição impressa (que terá pílulas de conteúdo disponibilizadas com antecedência na landing page), serão documentados todos os fatos marcantes e campanhas célebres que marcaram época neste primeiro centenário criativo local.

Ficha Técnica do Projeto:

Idealização e Concepção: João Pedro Albuquerque

Realização: Instituto J.D. Rodrigues

Correalização: MisfitsPro e Reedhook

Apoio: Grupo OM Marketing e Comunicação, Redhook; e Corgraf

Plano da obra, pesquisa histórica, texto e organização: Paulo Vitola

Pesquisa sobre a Propaganda Paranaense de 2000 a 2021: Cícero Lira

Pesquisa e levantamento iconográfico: Eliane Sganzerla

Copidesque de depoimentos: Roberto Prado

Projeto Gráfico: Paula Ayres

Produção Gráfica: Wippel

Impressão: Corgraf

Coordenação Geral: Zeh Henrique Rodrigues