
O setor varejista está repleto de novidades e a tendência é que a IA (Inteligência Artificial) seja uma realidade cada vez mais constante para colaborar com o consumidor na hora de suas compras. “A loja física não vai morrer”, alerta o Vice-Presidente de Marketing da APRAS (Associação Paranaense de Supermercados) e Gerente de Marketing dos Supermercados Festval Fabiano Szpyra. Fabiano compartilhou suas experiências a frente da marca Festval durante o “Café com Mídia”, organizado nesta terça-feira (04/07) pelo Grupo de Midia do Paraná, em Curitiba. O evento deste mês contou com o apoio do Grupo Mídia 10 e reuniu profissionais do setor durante a palestra ministrada por Szpyra “Os desafios para atingir diferentes targets na comunicação de varejo”.
“Estamos fechando resultados bem positivos e focados em evolução. Estamos preocupados em entender o novo consumidor e seus hábitos e poder satisfazê-lo nas suas novas formas de compra”, completa. Fabiano diz que as compras digitais estão cada vez mais em evidência e que o consumidor busca por novas experiências, principalmente em lojas físicas. “Por isso temos investido constantemente nas nossas cafeterias internas, melhorando nossos espaços gourmets e oferecendo produtos para pessoas que moram sozinhas. O objetivo é facilitar a vida dos consumidores”.
Fabiano explica que todos os meios são importantes para fidelizar os consumidores e que as Redes Sociais da marca estão cada vez mais próximas dos clientes. E uma ferramenta de comunicação tão relevante quanto o Whatsapp não poderia ficar de fora. O Festval já conta com mais de seis mil clientes cadastrados que podem ter acesso mais rápido às ofertas da Rede. “Precisamos entender as gerações. Saber de onde elas vêm e quais sãos seus hábitos para que possamos identificá-las e comunicar de forma efetiva com estratégias criativas e distintas”.
Sobre tendências, Fabiano explica que o setor está de olho na IA que ajudará a entender melhor o consumidor e antecipar ações de compra. “A intenção é que as novas tecnologias tragam mais comodidade ao usuário para que ele tenha melhor qualidade de vida e não se preocupe tanto com coisas mais corriqueiras. Para Szpyra, o segmento de supermercados comemora uma grande expansão. Dados da APRAS apontam que o segmento está aquecido. O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas, gerando aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões em 2021 (representando 9,9% do faturamento do segmento no Brasil).
Segundo Fabiano, uma estratégia que merece atenção do setor é o retail media que possibilita uma maior aproximação entre as marcas e o consumidor no momento certo, ou seja, no ato da compra. Desta forma, é possível atrair a sua atenção e estimulá-lo a adquirir mais produtos ofertados na mesma jornada de compra, o que resulta no aumento da conversão de vendas, além de outras vantagens como a utilização de dados que permite conhecê-lo ainda mais.
De acordo com pesquisa realizada pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está remodelando o varejo e deve gerar um lucro de aproximadamente, US$75 bilhões até 2026. O estudo aponta ainda que os gastos dos anunciantes em plataformas de organizações varejistas devem apresentar um crescimento de 22% ao ano. “Estamos sofrendo uma pressão positiva da indústria para o uso dessa estratégia e não tenho dúvida que o retail media vai se desenvolver com força no país”.