Se o consumidor não pode ir ao varejo, o varejo pode ir até ele. Este é o conceito da startup Take and Go. A empresa faz uso de Inteligência artificial e, em parceria exclusiva com a Ambev, criou uma vending machine, chamada de ‘vending coolers’, que disponibiliza diversos rótulos de cervejas geladas nas áreas comuns dos condomínios, durante 24 horas por dia. A startup enxergou que os condomínios residenciais estão se transformando em verdadeiros hubs de negócios e resolveu investir nesse segmento em plena pandemia. Com as regras de distanciamento e a restrição de circulação, impostas pelo novo coronavírus, o dia a dia das pessoas foi impactado. O número de pessoas que passaram a ficar mais tempo dentro do próprio lar aumentou e a conveniência e a agilidade tornaram-se uma estratégia para estimular a relação de consumo dos condôminos. A plataforma é inovadora e se multiplica rapidamente pelos condomínios, que não tem custo para instalação. Através de poucos cliques pela tela do smartphone, sem necessidade de tocar em maquininhas de cartão de crédito ou ter dinheiro e moedas à mão, a cervejeira é destravada por meio de escaner de um QR Code afixado na porta da geladeira e, com uma tecnologia própria capaz de identificar qual item foi retirado, faz a cobrança de maneira automática no cartão de crédito cadastrado. A Take and Go garante ainda mais segurança e impede que a geladeira seja acionada por menores de 18 anos. A empresa tem como perspectiva investir R$ 40 milhões em 2021 com quatro mil máquinas instaladas. De olho no futuro, o objetivo é chegar a 2022 com um faturamento de R$ 200 milhões e 20 mil coolers e utilizar a tecnologia para a venda de outros produtos, como refrigerante, carnes e sorvetes.
Mercado&Tecnologia;