Apagão no Live Marketing causa prejuízos e setor reage

Sem eventos presenciais prejuízo chega mais de R$ 350 bilhões no país

Cícero Lira

Alexis Pagliarini

O isolamento social e a instabilidade econômica provocados pela pandemia causaram um apagão temporário no setor de Live Marketing e, dificilmente, os refletores devem voltar a brilhar com a mesma intensidade pré-Covid. Segundo dados da Ampro – Associação de Marketing Promocional/Live Marketing – os mais de seis meses sem eventos presenciais representaram um prejuízo estimado de R$ 350 bilhões para o país – são cerca de R$ 50 bilhões de prejuízo por mês. Mais de 90% das agências especializadas em Live Marketing foram diretamente afetadas pela crise, com queda de faturamento projetada em torno de 75% até o final do ano.

Mas Alexis Pagliarini, presidente da Ampro, diz que o setor não ficou de braços cruzados. “Desde o início do isolamento, todo o mercado começou a se movimentar para encontrar soluções para driblar a crise. Levantamento recente da Ampro constatou que todas as agências entrevistadas na pesquisa acrescentaram ou pretendem acrescentar novos serviços ao portfólio, com destaque para atividades digitais, eventos virtuais e híbridos”.

De acordo com a Ampro, apesar das dificuldades, há luz no fim do túnel. No último levantamento da entidade, em outubro, que entrevistou agências do sudeste, sul e nordeste, 81,3% informaram que os Jobs estão voltando, mas em número menor do que antes da pandemia. As verbas também estão mais baixas para 93,8%”. A pesquisa mostra ainda que a maioria das agências (56,3%) pesquisadas continuam apenas com demanda de eventos virtuais, mas 28,1% informaram novas demandas para híbridos e 15,6% disseram que os presenciais já começam a ser programados. Destes – presenciais ou híbridos – 31,3% ainda para 2020, 50% para o primeiro semestre de 2021 e 18,8% apenas para o segundo semestre de 2021.

Com relação à estrutura, os dados revelam ainda que 78,2% das agências do setor informaram que houve retração (destas, 40,7% informaram retração de até 50% e 37,5% acima de 50%). Pagliarini afirma que sobre as expectativas para o primeiro semestre de 2021 a partir da estrutura atual, o mercado ainda está bem dividido: 50,1% esperam retomar crescimento de até 50%, enquanto 50% não esperam crescer no primeiro semestre.

Em relação as ações da Ampro para incentivar o setor nesse momento complicado, Pagliarini comenta que a pandemia atrapalhou os planos da Associação para maior penetração regional. “De qualquer maneira, procuramos contribuir com os players do setor, também no Paraná, no sentido de obter suporte governamental, além de apresentar orientações legais para as novas situações que se apresentaram para o mercado, como o Home Office e o Teletrabalho, por exemplo”.  Ele revela ainda que mais recentemente, a Ampro vem apoiando as iniciativas de estímulo a uma retomada. “Tudo está sendo feito com bastante cuidado, respeitando protocolos, mas é preciso pensar numa flexibilização que permita uma retomada gradual dos negócios no setor. O Paraná é um mercado importante da região Sul e as atividades de Live Marketing podem contribuir fortemente com a retomada econômica e geração de empregos”.

Outras medidas estão sendo tomadas com o objetivo de debater o setor e encontrar saídas para a crise, mas as ações acontecem no campo virtual. “Assim, toda a plataforma de conteúdo da Ampro ficou mais acessível aos players do Paraná e demais regiões, que puderam acessar palestras, lives e eventos por streaming. É o caso da plataforma – Ampro live talks – e do evento – O live marketing pronto para a retomada – além das lives de orientações jurídicas. Outra novidade importante foi a criação da plataforma de ensino a distância – Ampro saber. O primeiro curso, com valores de inscrição bastante acessíveis, foi o curso completo de Live Marketing, desenvolvido em 10 módulos. A grade de novos cursos para 2021 já está sendo criada e certamente será uma ferramenta de qualificação do mercado regional”.

Apesar do momento difícil, Pagliarini explica que a edição deste ano  do “Ampro Globes Awards” foi mantida, inclusive premiando regionalmente. “Se, por um lado, a pandemia afetou negativamente o mercado de Live Marketing, principalmente o de eventos, por outro, permitiu o desenvolvimento de novas plataformas digitais. Essas novas plataformas certamente estrão incorporadas ao portfólio de serviços das agências e estarão à disposição das empresas em 2021. O novo normal é híbrido. Não acreditamos que o virtual substituirá o presencial, mas, isso sim, será um complemento importante para ampliar o espectro das atividades de Live Marketing”.