O previsível tornou-se imprevisível muito mais rápido do que muitos mentores apostavam, pois “o que será o amanhã?”- dentro das probabilidades das pesquisas de tendências – tornou-se quase uma previsão para o próprio oráculo revelar. Mitologias à parte, o fato é que o profissional que o mercado busca – diante da atual realidade – necessita ter uma formação multicultural e estar preparado para enfrentar problemas complexos que – na maioria das vezes ou quase nunca – têm respostas prontas. Seguindo esse caminho, a Tif Comunicação criou a campanha “Seja a resposta” para a UniCesumar. Com uma série de ações desenvolvidas, o objetivo é acender nas pessoas a ideia de que elas têm o poder de serem a mudança nos próprios contextos.
Por meio do site www.sejaaresposta.com.br, os internautas foram convidados a responder a seguinte pergunta: “Qual a sua resposta de transformação para o mundo?” A campanha ganhou espaço no Instagram, YouTube e Facebook e, por essas redes sociais, o público acompanha postagens que celebram personalidades que fizeram a diferença na história da humanidade. As mídias outdoor e TV aberta também integram as ações.
De acordo com o diretor de Marketing e Vendas da UniCesumar, Bruno Rodrigues, o excesso de informações cria a necessidade de desenvolver comunicações que despertem a atenção das pessoas. “A ideia de desenvolver uma campanha provocativa vem nesse sentido, mas tem um objetivo ainda maior: convidar as pessoas a repensarem a própria realidade e as formas possíveis de obter progresso. As questões do mundo abrangem a coletividade, mas as respostas partem de ações e reflexões individuais”, destaca.
Rodrigues comenta que é importante que as universidades entendam a importância da experiência que um estudante busca quando opta por um curso de graduação. “Além do intuito evidente de obter uma educação de qualidade, o aluno quer se conectar com instituição em que estuda e sentir que a jornada dele terá algum impacto no mundo e em sua própria vida”.
Na avaliação do diretor de marketing e vendas da UniCesumar, este ano está sendo desafiador para todos, mas também “nos estimulou a desenvolver nossas capacidades a partir de outra perspectiva”. Bruno diz que, dessa forma, o impacto causado pela pandemia foi transformador. “Estamos preparados para um 2021 marcado pelo crescimento e pela inovação”.