Ricardo Mercer

“Continuamos sendo uma vitrine de criação”, diz Ricardo Mercer, sócio-fundador da Candy Shop


A Candy Shop, dos sócios Ricardo Mercer e Eduardo Johnscher, nasceu em 2014 totalmente integrada e em meio a uma de várias crises econômicas do país. Vencer desafios com boas ideias já está no DNA da Lojinha, eleita três vezes consecutivas como a mais criativa no Festival CCPR (Clube de Criação do Paraná) e no Prêmio GRPCOM de Criação e uma vez no Prêmio Colunistas Paraná, além de conquistar premiações nacionais e internacionais como EL OJO DE IBEROAMÉRICA e figurar na LÜZER’S ARCHIVE – maior Revista de Propaganda do mundo – que selecionou 29 trabalhos da agência entre os mais criativos. “Sempre nos posicionamos como uma agência criativa e inovadora. Elevamos nosso potencial criativo para elevar ainda mais a performance”, destaca Ricardo Mercer, diretor de Planejamento e Criação. Na entrevista para o Blog, Mercer comenta sobre o atual momento da Candy Shop que continua mais doce do que nunca para seus clientes e fala da conquista de novas contas. “A crise causou um impacto grande e muitas empresas ficaram pelo caminho, mas a nossa lojinha continua aberta. Meu pai Guaraci, ex-proprietário de um açougue durante 40 anos, sempre me dizia: “Enquanto essa porta tiver aberta tem comida na mesa”.

#REBELDES COM CAUSA

Nesses sete anos de mercado a agência evoluiu. Nascemos rebeldes e com uma criação solta, livre e muito disposta para virar o mundo de ponta-cabeça.  Isso fez a agência ganhar notoriedade. Com a maturidade do negócio, entendemos que precisávamos continuar sendo criativos, mas também investir em outros departamentos para ampliar nossa atuação no mercado. Então tornamos o nosso planejamento mais robusto, com profissionais qualificados na mídia, no atendimento e a criação acompanhou essa maturidade. Senão íamos continuar vivendo em um eterno jardim de infância. Continuamos com nossa graça, mas também com maior responsabilidade nos negócios, dando respostas mais maduras embasados por pesquisas, experiência e inteligência em busca dos melhores resultados. Continuamos sendo uma vitrine de criação, mas temos profissionais de outras áreas que são muito bons no que fazem. O planejamento talvez seja o departamento que mais cresce aqui dentro. Nosso objetivo é surfar em terreno fértil e seguro, elevando o tom e o diálogo com a equipe de criação que continua sendo a cereja do bolo. Passamos por algumas fases difíceis e continuamos crescendo. Nesse período de pandemia, mesmo com dificuldades, não demitimos ninguém.

#PERSPECTIVAS DA CRISE

Vou te dar duas percepções. A primeira foi a minha percepção naquele momento. Eu achava que a empresa ia fechar. Foi uma aflição absurda. Por outro lado, a segunda percepção (o que de fato ocorreu) foi que houve também muita insegurança por parte dos clientes e eles recorreram à Candy Shop para solucionar os seus problemas de comunicação para enfrentar a crise. Tivemos um aumento muito grande no segmento digital, clientes que nos procuraram por gestão em Redes Sociais e por mídias digitais. No início da pandemia o Off praticamente inexistiu, mas o mercado reagiu no último trimestre do ano passado. E com alto grau de coragem começamos a reativar algumas ações também nesses meios. A demanda por branding, por exemplo, cresceu porque as marcas necessitavam reagir e ter novos posicionamentos, além de outras demandas como a aceleração digital dos negócios. Tivemos muito trabalho e pouco retorno financeiro. Teve muito mais espetáculo que bilheteria. Mas isso nos deu uma sobrevida e tempo para entender um pouco desse contexto e ter a segurança de que o negócio não ia fechar, mas sim, crescer.

#SEM FRONTEIRAS

Em termos de negócio o mercado da propaganda mudou muito. Mudamos a maneira de tocar a lojinha. Não temos funcionários somente de Curitiba. Recentemente contratamos talentos de vários lugares do país que prestam serviços para a agência de forma recorrente e não são freelas. Fazem parte da nossa equipe. E trabalhamos com talentos fora do país também, como na Argentina que contratamos um profissional para fazer direção de arte. A gente entendeu que não precisávamos nos limitar ao mercado local. E isso enriqueceu nossa visão de mundo. As fronteiras foram rompidas e o trabalho continua fluindo da mesma forma. Obviamente que a gente sente falta do contato presencial das pessoas porque isso agiliza muito o processo, mas quem está fora também evoluiu, amadureceu no campo profissional e pessoal por ter que enfrentar esse momento tão complexo. Estamos vivendo um período difícil e sofrendo com tantas perdas. Tivemos funcionário que perdeu parente e tivemos que apoiar, estar junto, segurando as pontas aqui dentro enquanto a pessoa estava vivendo o luto. Apesar de tudo, foi um momento fantástico de aprendizado, de cooperação e de superação. 

#NOVOS CLIENTES E CASES DE SUCESSO

Conquistamos a conta da SICREDI Campos Gerais – a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – e já lançamos a terceira fase da campanha “Mais Sicredi para um é mais Sicredi para todos”, utilizando personagens reais. O objetivo é mostrar a força do cooperativismo e que a Instituição oferece diversas soluções financeiras para os associados. Outra conta recente do nosso portfólio é o marketplace internacional Tiendamia que está investindo pesado no mercado de varejo online para a América Latina. A marca entrega produtos de lojas dos EUA e da China e vem conquistando os consumidores aqui no Brasil. Temos feito um trabalho bem bacana com a marca há uns seis meses. Inicialmente criamos filmes de varejo e, atualmente, temos desenvolvido outras ações de comunicação para o cliente.

Campanha SICREDI

Nova campanha “Mais Sicredi para um é mais Sicredi para todos” utiliza personagens reais.


Tiendamia

Candy Shop cria campanha para o Marketplace internacional Tiendamia que atua no varejo online.


Para a Oxford Porcelanas, que está na agência há três anos e meio, temos desenvolvido várias campanhas nacionais. Atendemos também o setor de Live Marketing da Renault que teve que migrar para o virtual por conta da pandemia. Foi uma transformação incrível porque começamos a fazer transmissões de eventos online utilizando muita tecnologia. No ano passado desenvolvemos jobs para a Britânia e para a Philco. Fizemos uma campanha que trouxe muitos resultados para a Barion durante a Páscoa. Foi a melhor performance em vendas da marca que obteve um faturamento gigantesco, batendo recorde de vendas. Atuamos nas Redes Sociais com performance, influência, produção de conteúdo e Inbound para fazer a Barion vender como nunca. Desenvolvemos uma comunicação 360º para a marca, provando que era possível cumprir esse desafio. Outro case de sucesso foi o reposicionamento das Tintas Virgínia – uma das maiores revendedoras de tintas e complementos do Paraná -com a criação da “Concept Store” com diversos ambientes interativos e tecnológicos, proporcionando novas experiências para profissionais de arquitetura e demais consumidores. A Loja Conceito Virginia se tornou referência no segmento.

Campanha Oxford

Campanha nacional criada para a Oxford Porcelanas destaca conceito “Imagine sempre mais”.


Case Tintas Virginia

Campanha para Tintas Virgínia que apresenta a “vida no seu tom” torna-se case de sucesso.

Case Tintas Virginia

“Concept Store” une tecnologia e interação, reposicionando a marca no segmento de tintas.


#NEW YORK FESTIVALS

Não adianta só ficar olhando para o que passou nem pelo que a gente está vivendo, mas sim o que o futuro nos espera como negócio, entendendo como é que as agências vão ganhar relevância no futuro e continuarem sendo parceiras estratégicas das marcas. Eu fui convidado para ser jurado do New York Festivals 2021 e tive contato com diversos trabalhos apresentados na área de Design. Se a agência não for uma parceira dos anunciantes durante o processo de inovação, desde a concepção da ideia de um determinado produto ou serviço, ela vai estar fora da mesa de negociação e de onde o dinheiro circula. Então a agência vai precisar entender de design de produto, entender de método fabril, entre outras áreas, porque ela vai ter que fazer parte do desenvolvimento de soluções inéditas e diferenciadas para as marcas. Vi muitos cases no New York Festivals, por exemplo, que a ideia está no produto, no ineditismo do serviço, no desenvolvimento de novas tecnologias. Isso vai fazer com que as pessoas falem daquilo que você está fazendo. Então quando você investe em inovação, a comunicação é materializada no produto e no serviço. Quem vai fazer a propaganda disso é a mídia e os consumidores. Eu vejo que no futuro as marcas irão investir cada vem menos em mídia e mais em inovação. Toda mídia ocorrerá em torno da divulgação espontânea desenvolvida pelo RP e Assessoria de Imprensa, além do próprio boca-a-boca. Se o burburinho for grande, os veículos de comunicação irão dar espaço, pois querem também mostrar algo diferente.

#FUTURO

Entendo o futuro das agências como empresas de criatividade sejam na concepção de serviços, produtos ou soluções inovadoras no que diz respeito a métodos e de como serão aplicados. Percebo que cada vez mais as agências irão participar do negócio do cliente porque a gente tem essa capacidade de entender os anseios dos consumidores e a melhor forma de materializar isso na entrega. Penso que a gente vai parar muitas vezes de fazer comercial ou comunicação de um produto pronto, para cada vez mais atuar na concepção desse produto ou serviço de forma mais profunda. Cada vez menos eu deixo de ser agência para ser uma empresa de inovação e talvez de tecnologia. Há uma grande preocupação das empresas em oferecer coisas que rompam com comportamentos, que rompam com a maneira como as pessoas consomem justamente pelas novas tecnologias ou reciclagem de outros materiais ou pela forma de se posicionar como lutar por determinadas causas por exemplo. Vi um case coreano que mostrava uma marca de roupa que inventou animais fictícios e vendia as peles desses animais. Foi assunto no país inteiro, sucesso em vendas, além de reforçar seu propósito de defender os animais. Isso provavelmente partiu de um insight junto com o cliente no início do processo da ideia de criação do produto. Isso é genial.