Fabrizio Marangoni, especialista em desenvolvimento humano, criou um Clube de Negócios e Networking voltado para empresários LGBTQIAPN+. O ClubQ+ iniciou as atividades há dois anos e já realizou eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Curitiba. O propósito é reunir empresários, executivos e profissionais liberais em encontros para debater a atmosfera empresarial e formas de deixar os ambientes corporativos mais acessíveis e seguros para os colaboradores.
O próximo encontro do ClubQ+ ocorrerá, na capital, em 10 de junho e a proposta é reunir formadores de opinião, articuladores do Poder Público e empresários, no El Vinos Gastrowine.
Crédito foto: Marcos Lopes
Movimento para transformar
“O ClubQ+ nasceu pela necessidade de termos profissionais e mentores com a capacidade de transformar esses ambientes e tomarem decisões afirmativas”, afirma Marangoni. Formado em engenharia industrial, teve as primeiras vivências com a diversidade e inclusão como gerente RH, no setor bancário.
Em 2016, o empresário iniciou o processo de desenvolvimento como empreendedor, promovendo cursos que fizessem sentido para seu propósito: usar seus conhecimentos para preparar gestores. “As pessoas LGBTQIAPN+ são estigmatizadas e vistas nos guetos, nas baladas, nos bares, na escuridão. Esse é o debate da sociedade quando, na verdade, elas estão em todos os lugares e precisam de ambientes seguros. Trazer a discussão para o corporativo é essencial”, afirma.
Saúde mental
Crédito foto: Lex Retratos
Em parceria com Fabrizio Marangoni, o psicólogo clínico Volnei Pinheiro participa no ClubQ+ levando temas relacionados à saúde mental e sobre a importância de criar um ambiente confortável para os profissionais LGBTQIAPN+. Pinheiro também é criador de uma comunidade e grupo terapêutico voltado para homens (cis e trans) gays, bissexuais, pansexuais, além de dar treinamentos e palestras sobre o tema LGBTQIAPN+ em empresas. Doenças psicológicas relacionadas ao trabalho incluem transtornos como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e síndrome de burnout, que podem ser agravados por fatores como sobrecarga de trabalho, atividades estressantes e preconceito.
“Passamos cerca de um terço do nosso tempo no trabalho e isso interfere diretamente na nossa vida pessoal e na saúde mental. Esse ambiente pode ser tóxico se não houver o devido acolhimento e direcionamento dentro da empresa. Quando um colaborador não se sente seguro, a produtividade é reduzida e a chance de desligamento é muito grande. Com isso, talentos são perdidos a todo momento”, pondera Pinheiro.
Dentro do ClubQ+ também é possível notar um espaço de encontros e apoio mútuo, criado para que profissionais e empresários de diversos setores possam ter trocas de experiências, agregando valor. “Unir o desenvolvimento de pessoas e os cuidados com a saúde mental é extremamente importante para qualquer empresa. O nosso objetivo é ir além de um clube de negócios e networking, é fazer com que os empresários e executivos que têm o poder de decidir, o façam de maneira correta. Desenvolvemos pessoas para que tratem essas questões com clareza, dando oportunidades e gerando novos talentos dentro das organizações”, finaliza Fabrizio Marangoni.
Serviço:
ClubQ+ Dinner – Edição Orgulho
Local: El Vinos Gastrowine
Data: 10 de junho
Horário: 19h
Convites antecipados: https://elvinos.com.br/evento/clubqmais/